A primeira-dama e secretária de promoção social de Novo Gama, Joscilene Martins (MDB), estaria sendo apontada como principal candidata a deputada estadual do Entorno Sul.

Recentemente, durante a abertura do ano legislativo na Câmara Municipal novo-gamense, o deputado estadual Wilde Cambão (PSD) admitiu que pode ser o segundo candidato da cidade, atrás de Joscilene, na busca de votos para deputado estadual no próximo ano.
“Se eu não for o seu candidato a deputado número um, quero ser a segunda opção, com muito respeito, com muito carinho que tenho por você, pela sua esposa ou por quem você indicar e pelo povo dessa cidade”, disse Cambão em seu discurso, se dirigindo ao prefeito Carlinhos do Mangão.
“Caso seja candidata a deputada, eu terei que me vigiar muito na urna para não votar na senhora no dia da eleição, tamanho é o carinho, a amizade e o respeito que tenho por vossa excelência”, completou o parlamentar olhando para Joscilene.
Entre os moradores de Novo Gama e das cidades vizinhas, para além de ser a primeira-dama do prefeito mais bem avaliado da região, reeleito com quase 80% dos votos válidos da cidade, Joscilene é vista como responsável por boa parte do sucesso de Mangão, com alto índice de implementação de políticas públicas e articulação política.
A Secretária de Assistência Social de Novo Gama, por exemplo, foi decisiva durante a pandemia de Covid-19, com o lançamento, entre outros, do cartão municipal de “auxílio emergencial” com recursos próprios, o AME. Mesmo tendo um dos menores orçamentos da região, Joscelene desenvolveu o único programa do tipo, na região, que levou R$ 300,00, em três parcelas, para mais de mil famílias em estado de vulnerabilidade social.
Sobre capilaridade política, além do que fez nas eleições gerais em 2022, participando diretamente dos resultados vitoriosos da deputada federal Lêda Borges (PSDB) e do próprio estadual Wilde Cambão, como presidente municipal do MDB, partido do vice-governador Daniel Vilele, que lidera a disputa pela sucessão de Ronaldo Caiado, Joscilene Martins elegeu a segunda maior bancada da Câmara Municipal de Novo Gama, com três vereadores, atrás apenas do PL de Mangão.
Lideranças regionais avaliam que, mesmo com todo cuidado que tem com os parceiros políticos, que pretendem concorrer e uma cadeira na Alego, o prefeito novo-gamense não deve ter como escapara do debate sobre a candidatura de Joscilene, já que este pleito estaria se tornando natural, de fora para dentro da política.