A iniciativa de um grupo de universitários mudou o dia de uma idosa que vive com Alzheimer na cidade de Lavras, do Sul de Minas Gerais. O vídeo do momento em que os jovens fazem uma serenata para a senhora na segunda-feira (6) ganhou a internet e alcançou mais de 3 milhões de visualizações.

“Um gesto simples que virou algo gigante. Não é do meu feitio postar coisas desse gênero, mas decidi fazer por ter sido algo que aconteceu na faculdade que hoje estudo e por ser algo tão bonito. Vale a pena compartilhar”, escreveu o estudante Thiago Carvalho em publicação no Instagram.
Em entrevista ao portal BHAZ, o jovem de 19 anos explicou que a casa da senhora, dona Aparecida, fica no caminho que os alunos da Fadminas (Faculdade Adventista de Minas Gerais) fazem para deixar a instituição. “Todos os dias que a gente sai da faculdade, a gente anda até um ponto que é onde pegamos nosso transporte. Em frente a esse local tinha a casa dessa senhora e nesse dia o filho dela passou de carro por nós e entrou. Depois, ele voltou e explicou que a mãe dele tinha Alzheimer e que toda vez que ela nos via, ela saía para a sacada e ficava acenando, ficava muito feliz”, lembra.
O filho da idosa pediu que os jovens devolvessem o aceno, mas também foi surpreendido quando os universitários decidiram performar uma canção ao vivo para a idosa.
“Na hora alguém começou a cantar ‘Aparecida, abre a janela querida’ e todo mundo foi junto”, diz Thiago. “A reação dela foi um amor. Ela dava pulinhos de alegria, batia palmas e mandava beijos. Foi bem bonito”.
Thiago foi quem gravou e decidiu postar o momento, mas confessa que se surpreendeu com o alcance do vídeo. “Foi maravilhoso ter feito parte disso e conseguido gravar e transparecer a emoção que todo mundo sentiu ali. A repercussão foi bizarra, eu não esperava tanto”, diz o jovem, que cursa Publicidade e Propaganda.
Nos comentários, centenas de pessoas se emocionaram com a atitude. “Caiu um cisco no meu olho”, brincou uma internauta. “Chorei! Meu pai também tem alzheimer e ver gente com empatia com eles enche o nosso coração”, disse outra usuária.
O vídeo foi filmado na segunda e postado na quarta-feira da mesma semana. “Nesse meio tempo eu estudei a plataforma para entender como poderia ter uma melhor entrega, mas estava esperando no máximo umas 100 mil visualizações. Só que começou a tomar uma proporção muito grande, acredito que pela comoção que gerou”, completa.