O presidente Donald Trump concedeu uma isenção sobre tarifas de importação dos automóveis do México e Canadá por um mês, confirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta quarta-feira (5).

“Conversamos com as três grandes concessionárias de automóveis. Vamos dar uma isenção de um mês para qualquer automóvel que venha pelo USMCA [Acordo Estados Unidos-México-Canadá]”, disse Trump em uma declaração que Leavitt leu em um briefing da Casa Branca.
As concessionárias em questão seriam a Stellantis, Ford e General Motors.
“Ele disse a eles que deveriam começar a investir, mudar a produção para os Estados Unidos da América, onde não pagarão tarifas. Esse é o objetivo final”, acrescentou Leavitt.
Apesar do recuo americano, o Canadá não está comemorando e membros do governo dizem que eles estão "na mesma página" e não devem arrefecer as medidas retaliatórias.
O primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse que ele e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, não estão dispostos a aceitar quaisquer tarifas sobre os produtos de seu país.
“Estamos na mesma página, zero tarifas e não vamos ceder”, disse ele a repórteres em uma reunião nesta quarta-feira.
A decisão de Trump de conceder a prorrogação vem antes de seu plano de tarifas recíprocas em todo o mundo, que deverá ser anunciado em 2 de abril. Ao contrário das tarifas sobre produtos mexicanos e canadenses, Trump não considerará nenhuma isenção para as tarifas recíprocas pendentes, disse Leavitt aos repórteres.
Elas também poderiam se somar às tarifas de 25% ainda em vigor sobre outros produtos canadenses e mexicanos.