Duas grandes pesquisas divulgadas nos últimos dias nos Estados Unidos apontam que a rejeição do eleitorado norte-americano ao presidente Donald Trump superou a sua aprovação.

Conforme os levantamentos da AtlasIntel e Hart Research Associates/Public Opinion Strategies, contratada pela NBC News, por exemplo, a maioria dos entrevistados desaprova o desempenho de Trump nas áreas da economia e do custo de vida até o momento.
Entre os entrevistados pela AtlasIntel, 48% disseram que a atuação do mandatário na área da economia é terrível ou ruim, enquanto 54% afirmaram à NBC News que desaprovavam da gestão republicana no mesmo segmento.
Trump, no entanto, mantém aprovação alta em relação às deportações; 51% dos respondentes consideraram o controle das fronteiras e a deportação de imigrantes dos Estados Unidos como bom ou excelente.
No geral, Trump teria uma desaprovação de 52,4% dos entrevistados, contra a aprovação de 47,3%. Somente 0,3% dos respondentes não souberam responder. A queda da aprovação caiu três pontos percentuais desde a última pesquisa, divulgada em 25 de fevereiro.
Ainda de acordo com a estratificação do levantamento, a medida do republicano mais aprovada entre os americanos é retorno de funcionários públicos ao trabalho presencial e a menos aprovada é a suspensão do banimento do TikTok. Os entrevistados também concordam, em sua maioria, com o posicionamento de tropas na fronteira com o México e o reconhecimento oficial de somente dois gêneros. Por outro lado, discordam da mudança de nome do Golfo do México para Golfo da América e do perdão a invasores do Capitólio.
Do total dos entrevistados, 57% são contra a anexação da Groelândia pelos Estados Unidos, defendida por Trump. Apenas 27% são completamente ou parcialmente favoráveis à tomada do território. Já sobre o Canadá, o intento belicoso do Republicano é ainda mais rejeitado, com 65% dos americanos fortemente contra a domada do território canadense, com apenas 17% sendo favorável.
A pesquisa entrevistou 2.550 americanos virtualmente entre 7 e 12 de março, e possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.