A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (14) o vereador José Ruy (Agir), de Inhumas, Goiás, que aparece em vídeos durante a invasão ao Congresso Nacional no dia 8 de janeiro deste ano.

O inhumense é um dos alvos da 6ª faze da Operação Lesa Pátria que cumpriu mais sete mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo contra os Bolsonaristas que tentaram um golpe de estado pela incitação das Forças Armadas através da depredação das sedes dos três poderes.
José Ruyr, que foi levado à Goiânia para prestar depoimento, aparece em um vídeo enquanto caminhava e acenava para a câmera em cima do telhado do Congresso, depois de furar o bloqueio que havia no acesso à Praça dos Três Poderes.
De acordo com o advogado Jackson Vagner Nascimento de Souza , assessor jurídico da Câmara Municipal, o vereador estava no ato em Brasília no dia 8 de janeiro, porém não há envolvimento dele em atos vandalismo.
Segundo o advogado do vereador, Guilherme Vilela Pato Rezende, novas informações sobre o caso só serão repassadas à imprensa somente após depoimento do parlamentar.
Os suspeitos de participação e financiamento dos atos são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.