A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia teve uma “pausa técnica” nesta segunda-feira (14) e será retomada nesta terça (15). A informação é de Mykhailo Podoliak, um dos principais negociadores ucranianos.
Observando a aproximação dos conflitos à países membros da OTAN, ainda nesta segunda, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que uma perspectiva de conflito nuclear está “dentro da possibilidade”.
Especificamente sobre a negociação entre as delegações da Rússia e da Ucrânia, Podoliak escreveu no Twitter: “Foi feita uma pausa técnica nas negociações até amanhã. Para trabalho adicional nos subgrupos de trabalho e esclarecimento de definições individuais. As negociações continuam…”
. Antes do anúncio da pausa, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o encontro entre as delegações como “conversas difíceis”.
Os russos querem que a Ucrânia mude sua Constituição para resguardar neutralidade (fora da Otan), além de considerar Crimeia como território russo e reconhecer as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes.