A pesquisa Ipec divulgada nessa terça-feira (14) da corrida presidencial do próximo ano aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira colocação de intenções de voto, com diferença suficiente para ser eleito ainda em primeiro turno.
Segundo o levantamento, Lula soma 48% das intenções de voto, com 21 pontos percentuais à frente do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Sergio Moro (Podemos) aparece com 6% na terceira posição, seguido por Ciro Gomes (PDT) com 5%, André Janones (Avante) e João Doria com 2% e todos os outros aparecem tem 1% ou menos.
Todos os adversários de Lula somados no primeiro turno não o alcançam, atingindo a marca de 38% das intenções de voto.
Além da desvantagem para Lula, Bolsonaro ainda tem o maior índice de rejeição entre todos os candidatos, o que pode dificultar seu crescimento na disputa, 55% dos entrevistados dizem que não votariam no presidente em hipótese alguma. Nesse quesito negativo Lula é o segundo com 28%, seguido por João Dória com 23%, o ex juiz Sérgio Moro com 18% e Ciro Gomes com 15 de indisposição dos eleitores consultados.
O levantamento do Ipec foi feito entre os dias 9 e 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos.