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Lêda Borges volta a tratar do VLT entre o Entorno Sul e Brasília; “já temos mais de R$ 300 milhões no Orçamento”

Além dos R$ 300 milhões inclusos no Orçamento da União, a parlamentar também confirmou mais um aporte de R$ 19 milhões para a implementação do transporte de passageiros sobre trilhos entre o Entorno Sul e Brasília

Deputada federal Lêda Borges (PSDB-GO) volta a tratar da implementação do VLT entre o Entorno Sul e Brasília / Fotos: Reprodução (Instagram @ledaborgesm)

Em reunião com técnicos da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), a deputada federal Lêda Borges (PSDB) voltou a tratar sobre a implementação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) para transporte de passageiros entre as cidades goianas do Entorno Sul e Brasília.

A parlamentar, que representa a região Metropolitana do Entorno no Congresso Nacional, reforçou a inclusão de R$ 300 milhões no Orçamento da União para a implementação do projeto que prevê seis pontos de embarque e desembarque entre Luziânia e Brasília, passando por Cidade Ocidental e Valparaíso, podendo atender também moradores Novo Gama, e mais R$ 19 milhões destinados este ano.

"Quero dizer que nós já estamos mais uma vez com a ação do VLT prevista no Orçamento (da União), nós estamos com o orçamento já destinado o orçamento de mais um ano de mais de R$ 300 milhões e prevista um repasse de recursos para este ano de mais R$ 19 milhões", disse Lêda Borges em um vídeo publicado nas suas redes sociais.

Em sua fala, a deputada ainda reforça o empenho para que os Ministérios envolvidos e a VLI Multimodal S.A., concessionária do trecho ferroviário em questão, assinem o Contrato de Operação Específico (COE), para que as operações propriamente ditas sejam iniciadas.

"Nós pedimos aos ministérios, a quem de competência, à própria VLI (Multimodal S.A.), que é a concessionária do nosso trecho ferroviário, que assine o COE. Nós somos 700 mil passageiros, no Entorno Sul, diariamente para Brasília, trazendo a força do trabalho, trazendo riqueza para Brasília, e precisamos de mais um modal de transporte, que é o trem de passageiros, utilizando o que nós já temos, que é a nossa linha férrea", disse.

O projeto do VLT entre o Entorno Sul e Brasília prevê uma operação definitiva com capacidade de atender no mínimo 24,6 mil pessoas por dia, ou 2.240 passageiros em cada uma das vinte e duas viagens programadas inicialmente, em um uma estimativa de tempo de 70 minutos partindo de Luziânia e 50 minutos de Valparaíso à rodoferroviária de Brasília.

Veja a apresentação técnica de implantação e viabilidade do VLT Entorno Sul/Brasília apresentado pela CBTU durante audiência pública da Câmara Federal, proposta e presidida pela dep. Lêda Borges (PSDB)

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