A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Gama, em parceria com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, realizou um evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal como parte das ações da campanha Maio Laranja.

Com o tema “Um olhar técnico e humanizado sobre o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência”, a programação reuniu representantes de diversos órgãos da rede de proteção, reforçando a importância da atuação conjunta no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.
A intenção anunciada pela gestão do prefeito Carlinhos do Mangão (PL) é o fortalecimento das ações de conscientização, prevenção, acolhimento e enfrentamento aos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de ampliar o debate sobre a garantia de direitos e a importância da denúncia.
A programação contou ainda com a participação da médica legista Gabriela Botár Mendonça, do 14º CRPTC, que ministrou uma palestra sobre o acolhimento técnico e humanizado de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Durante o encontro, profissionais da rede de proteção destacaram a necessidade da manutenção e ampliação das políticas públicas e da integração entre os órgãos responsáveis pelo atendimento às vítimas.
O Maio Laranja é uma campanha nacional que busca sensibilizar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país.








