
Foto: Reprodução (Folha / UOL)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou nota nesta quinta-feira (21), defendendo o voto “pró-democracia”, nestas eleições.
Nos últimos dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) vinha tentando atrair o apoio do tucano para encorpar a tese do “voto útil”, mas FHC optou por não mencionar nomes em sua nota pública mantendo-se, ao menos oficialmente, alinhado com o seu partido, que tem Simone Tebet (MDB) como candidata.
Tanto a emedebista, que conta com o apoio formal do PSDB, quanto o petista, que antagoniza a disputa com Bolsonaro, usam as bandeiras defendidas pelo líder.
A nota de FHC, indiretamente, faz menção contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao pedir que os eleitores escolham quem "defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental". Esses são alguns dos principais temas de críticas a condução de Bolsonaro no Palácio do Planalto.
Veja a íntegra do texto:
Nota pública | Voto Pró-Democracia nas Eleições: "Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.
Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional".








