A Embraer e a Eve Air Mobility (Eve) anunciaram nesta quinta-feira (20), que a primeira fábrica para a produção das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”, o “carro voador“, localizada na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo.
"Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade", disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. "Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor."
A planta industrial será situada em uma área a ser instalada dentro da unidade da Embraer na cidade e está sujeita à aprovação final das autoridades.
"O local se beneficia de uma logística estratégica, oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa", diz comunicado.