spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Efeito estufa – Desmatamento leva pequenos municípios a liderar ranking de emissão de gases no Brasil

Dos dez municípios que mais emitem gases de efeito estufa no Brasil, os quatro são da região amazônica, das quais três são pequenas cidades, todas com altos índices de desmatamento.

Desmatamento faz municípios do pará liderarem o ranking das cidades brasileiras que mais emitem gases de efeito estufa
Foto registrada pelo Inmazon em agosto de 2021

A informação é da segunda edição do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) Municípios, feito pelo Observatório do Clima, para estimar as emissões anuais do país. O sistema calculou a produção de gases como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) nos 5.570 municípios do país de 2000 até 2019.

De acordo com o SEEG Municípios, as cidades com maiores emissões estão localizadas exatamente onde o desmatamento é a principal fonte dos gases de efeito estufa.

Altamira, no Pará, aparece em primeiro, com mais de 35,2 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (MtCO2e) emitidos nas duas décadas. Em seguida, aparecem São Félix do Xingu (PA), Porto Velho (RO), Lábrea (AM) e São Paulo (SP).

As estimativas são calculadas de acordo com as diretrizes do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), baseadas nos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para o relatório, o sistema analisou diversas fontes de dados de todos os 5.570 municípios do país para realizar os recortes e analisar as principais causas das emissões de gases de efeito estufa.

No ranking das 10 cidades com os maiores volumes de emissão dos gases de efeito estufa anda tem mais três cidades com reservas florestais, que deveriam contribuir diminuição e não com o aumento dessas emissões, Pacajá (PA) em 6º lugar, Novo Progresso (PA) em 7º, Colniza (MT) em 9º e Apuí (AM) em 10º. O Rio de Janeiro ocupa a 8ª colocação.

Juntas, as dez cidades acumulam mais de 198 milhões de toneladas brutas de dióxido de carbono emitido na atmosfera, o que, segundo o relatório, supera as emissões de países como o Peru e a Holanda.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques