spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Deputada Zeli Fritsche é alvo de processo de cassação

A deputada estadual, Dra. Zeli Fritsche é alvo de um processo de cassação e corre o risco de perder o mandato e seus direitos políticos por infidelidade partidária.

Zeli foi eleita em 2022 pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) e na sequência teria se filiado ao Solidariedade 77 em evento ocorrido na Assembleia Legislativa de Goiás, amplamente divulgado pela imprensa.

"Nós do PRTB fomos tão solidários ao nosso querido amigo Cristiano Galindo (deputado pelo Solidariedade), que nós abrimos mão de um partido (o PRTB), e nos unimos ao Galindo", disse a parlamentar na cerimônia de filiação onde seu nome foi sempre citado como nova filiada ao Solidariedade.

Assista a fala a partir do 1 minuto e 3 segundos do vídeo abaixo:

De acordo com a Lei 9.096/95 e a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 22.610, de 25 de outubro de 2007, os cargos eletivos proporcionais, de vereador, deputado estadual e federal, onde o candidato precisa dos números gerais de votos dos partidos, o chamado quociente eleitoral, para serem eleitos, são da legenda, dando o direito da agremiação requerer o mandato em caso de desfiliação, salvo as justas causas previstas.

O PRTB não atingiu a Cláusula de Barreiras, determinada pelo número de deputados federais eleitos, e essa teria sido a justa causa para Zeli deixar seu partido original e se filiar ao SOLIDARIEDADE 77, porém em 14 de abril a política teria “pulado de galho” mais uma vez para se filiar ao União Brasil, desta vez sem a justa causa.

Na ação movida contra a valparaisense, ela contradiz os vídeos, suas próprias falas, publicações de imprensa, incluindo as de veículos mais próximos ao seu grupo político, e nega que tenha se filiado ao SOLIDARIEDADE 77, se apegando a fato de ter uma ficha de filiação, o que não é mais necessário devido aos processos eletrônicos atuais.

Se a justiça julgar procedente a ação, além de ficar sem o mandato, Zeli Fritsche pode perder seus direitos políticos, ficando inelegível, inclusive por crime contra a fé pública.

Consultada, a deputada não retornou ao contato do Jornal.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques