A deputada Federal Lêda Borges repercutiu nesta terça-feira (17) a confirmação de que o Governo Federal vai lançar o projeto de utilização de linhas férreas para transportes de passageiros em seis trechos urbanos, incluindo o que liga Luziânia a Brasília, passando por Cidade Ocidental e Valparaíso, beneficiando também moradores de Novo Gama.

"Com muito trabalho, articulação e fé, seguimos avançando. A matéria do portal @portalterra mostra que o trecho entre Brasília e Luziânia está entre os seis novos corredores ferroviários que serão implementados como alternativa ao transporte rodoviário. Nossa luta diária, como deputada federal da região, tem valido a pena!”, legendou a parlamentar em uma publicação nas redes sociais.
O novo modal de transporte articulado pela parlamentar para atender os moradores do Entorno Sul, vai ter a capacidade de atender até 24,6 mil passageiros, ida e volta, por dia, um volume que representa entre 10 e 20% da demanda local.
A atuação de Lêda Borges para garantir a inclusão do Entorno Sul no Plano Nacional de Reaproveitamento de Trechos Ferroviários subutilizados, incluiu, além das diversas agendas com o ministro dos transportes, Renan Filho (MDB), e outros, o desengavetamento de um projeto elaborado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que estava pronto, e a inclusão de R$ 308 milhões no Orçamento da União para financiar as adequações iniciais.
Os projetos, que fazem parte do Novo PAC e contemplam também as linhas entre Salvador e Feira de Santana, Fortaleza e Sobral, Londrina e Maringá, São Luiz e Itapecuru Mirim, Pelotas a Rio Grande, são inspirados no modelo de trens intercidades que conecta São Paulo a Campinas.
De acordo com a programação do Governo Federal, a iniciativa, que está sendo estruturada no modelo de Parceria Público-Privadas (PPA), vai ser apresentada oficialmente em outubro próximo.
Obrigado deputada federal Lêda Borges e ministro Renan filho Valparaíso e região só tem a lhes agradecer!