Um casarão antigo, localizado na esquina da Rua Senador Pompeu com a Rua Visconde da Gávea, no Centro do Rio de Janeiro, desabou na tarde desta quarta-feira (20). O desmoronamento causou a morte de um homem de 37 anos, que estava dentro de um carro atingido pelos escombros.

A vítima sofreu traumatismo craniano e não resistiu aos ferimentos. Além do veículo onde ele estava, outros dois carros foram danificados, assim como postes na região.
Tombado pela Prefeitura do Rio, o imóvel estava desocupado e havia funcionado como uma loja de doces no passado. A causa do desabamento ainda foi definida, e equipes de emergência foram mobilizadas para conter os riscos no local.
O Corpo de Bombeiros chegou às 13h29, encontrando grande quantidade de fumaça e riscos de novos desmoronamentos. Neste cenário, o major Fábio Contreiras reforçou a necessidade de isolamento da área e afirmou que nenhum outro ferido foi encontrado nos veículos atingidos.
Equipes da Defesa Civil, Light, CET-Rio, Guarda Municipal e outros órgãos atuam na região para restabelecer a normalidade do local.
A 4ª Delegacia de Polícia investiga o caso, e o delegado Mário Andrade considera indiciar o proprietário do imóvel por desabamento doloso, com pena agravada pela morte registrada.
O casarão havia sido notificado pela Defesa Civil em 2023 e 2024 por abandono, mas nenhuma obra de recuperação foi realizada.
Uma nova busca será feita com cães farejadores, seguida de vistorias nos imóveis vizinhos. A possibilidade de demolição parcial ou total será avaliada.
O subprefeito Alberto Szafran informou aos jornalistas que a administração municipal busca o histórico do prédio e que o proprietário será responsabilizado.
A Prefeitura também pretende criar um programa de subsídios para proprietários de imóveis em más condições estruturais.
As ruas afetadas permanecem parcialmente interditadas, e desvios foram estabelecidos pela Rua Marcílio Dias e pela Avenida Marechal Floriano para minimizar os impactos no trânsito.