O vereador reeleito, Walisson Lacerda (MDB), é apontado como o candidato a presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, preferido dos gestores da Casa, Alceu Gomes (UB), Flávio Lopes (MDB) e Plácido Cunha (PDB), alvos da Operação Má Influência, do Ministério Público de Goiás, que apura casos suspeitos de fraudes em licitações.
No dia 23 de dezembro, por exemplo, Lacerda se uniu à “tropa de defesa dos acusados” e votou contra a admissibilidade das denúncias contra Alceu Gomes, que foi alvo de buscas e apreensões realizadas pelo MP e pela Polícia Militar em sua casa.
Junto ao fato de ter votado a favor da criação da do novo tributo de R$ 25,00, que será cobrado todos os meses de cada residência, a atuação de Walison Lacerda na blindagem dos acusados de corrupção teria pego mal nas bases de apoio dos futuros vereadores que já teriam se manifestado a favor do emedebista.
Supostamente para estancar o desgaste e não correr o risco de perder votos dos colegas, além de manter a proteção ao vereador acusado de corrupção, Lacerda faltou as sessões extraordinárias seguintes, onde foram debatidas as medidas disciplinares contra Alceu. A justificativa foi uma “urgência familiar”.
Para manter a proteção aos colegas acusados de corrupção, Walison Lacerda estaria contando com votos justamente dos vereadores novatos, supostamente eleitos na esteira da renovação, mas que estariam traindo este ideal dos seus eleitores.
Em publicações nas suas redes sociais, Lacerda vem exibindo fotos, aparentemente de apoio, justamente dos vereadores novatos, teoricamente eleitos na esteira da renovação, o que pode mudar, justamente pela pressão popular.
"Esses novatos que colocamos lá parece que não vão adiantar nada, já estou vendo um aí se bandeando para o lago desses caras do sistema sujo, da roubalheira. Eu não costumo me meter nisso não, mas eu e minha família vamos para a rede social, vamos para a nossa igreja se ele esse (Walison Lacerda) aí", disse um eleitor que preferiu não se identificar “por hora”.
De acordo com a previsão do momento, a disputa pela presidência da Câmara Municipal de Valparaíso nos próximos dois anos está acirrada entre Walison Lacerda e Afrânio Pimentel, com o vereador Tião da padaria se colocando na disputa também e correndo por fora.