spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

BYD fecha acordo para fabricar carros no Brasil e prevê 5 mil empregos

Montadora chinesa fecha acordo para assumir a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, fechada em 2021 / Foto: Reprodução (Just Auto)

A montadora chinesa BYD – Build Your Dreams, confirmou nesta terça-feira (4) o acordo para iniciar a operação de três fábricas no complexo de Camaçari, a 50km de Salvador (BA). A previsão da empresa é investir R$ 3 bilhões no Brasil e gerar 5 mil empregos diretos. 

A empresa vai assumir as instalações da Ford,  que deixou o país em 2021.

O complexo será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirma Stella Li, CEO da companhia nas Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos. “A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, ressalta.

A companhia pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização de obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), havia anunciado o acordo na semana passada. 

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques