Após a forte chuva ocorrida nesta quinta-feira (17), moradores de Valparaíso de Goiás (MDB) voltaram a sofrer e se manifestar contra a má qualidade da infraestrutura viária local.
Com orçamentos recordes, de quase meio bilhão de Reais ao ano, e uma série de emendas parlamentares anunciadas, a população aponta que, mesmo assim, sob o governo do prefeito Pábio Mossoró (MDB), as ruas de Valparaíso nunca estiveram em piores condições.
Há tanto tempo sofrendo com os mesmos problemas, moradores tentam ‘sorrir para não chorar’ e já até elegeram um “hino da buraqueira“, que está viralizando como música de fundo dos vídeos de protestos:
"E a melô do dia é: Aqui só passa de avião, ô prefeito ó o buracão, engana o povo na eleição, ô ô ô. Aqui só passa de avião, ô prefeito ó o buracão, engana o povo na eleição, ô ô ô"
, diz sátira melódica.
Ainda com humor sarcástico, outro morador registrou vários veículos cindo e quebrando num dos vários buracos da avenida principal do Setor de Chácaras Anhanguera, onde a prefeitura já "derramou carretas de dinheiro em (operações) tapa buraco, tudo desperdiçado"
, segundo o morador Estevão:
Mais cedo, motoristas flagraram outro carro “embicado” dentro de um buraco, com uma das rodas suspensas:
"Té vendo né? As me**as do Valparaíso. É Valparaíso"
, disse o passageiro que filmou o ocorrido.
Diante dos últimos fatos ocorridos no município, moradores de bairro com obras de recapeamento já programadas já temem pela qualidade do serviço e a possibilidade de desperdício de recursos.
"A coisa está tão ruim na cidade, que a gente nem sabe se vai ser bom o recapeamento que prometeram no meu bairro. Tenho uma irmã que mora no Ipanema, a rua dela foi toda asfaltada e foi só a primeira chuva chegar e acabou tudo, ficou pior do que antes. O marido dela passou foi dois dias sem conseguir colocar o carro para dentro de casa"
, disse a moradora do Esplanada I, Ana Paula.
Além da pouca ou má qualidade das obras anteriores, os moradores temem também a também a probabilidade de desvios de recursos nessas obras anunciadas a quase dois anos e que devem ser realizadas novamente em ano eleitoral:
"Hoje Valparaíso tem muito dinheiro e pouca infraestrutura. A gente não consegue entender para onde vai tanto dinheiro das propagandas. É dinheiro daquele deputado Célio (Silveira), é dinheiro de ciclano, é dinheiro de beltrano, mas a gente não vê nada além da propaganda e buracos, então é normal a gente pensar que isso tudo é por causa da corrupção que virou moda na cidade"
, completou Ana Paula.