A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve votar na próxima terça-feira (06), relatório com parecer favorável à venda da Enel Distribuição Goiás para a Equatorial Energia. A informação foi repassada ao governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (30), pelo presidente da estatal, Sandoval de Araújo, na sequência de uma reunião em Brasília.

“Essa foi nossa terceira reunião na sede da Aneel para acompanhar as providências finais da transferência da Enel para a Equatorial. A agência apresentou o relatório concluído e informou que ele será levado à votação por parte de toda a diretoria na terça-feira (6/11). Concluída a votação, documento assinado e publicado, a partir de janeiro, teremos uma nova distribuidora de energia”
, afirmou o governador em entrevista concedida após encontro.
A aprovação do colegiado é o último passo para a concretização da venda da Enel e, segundo Aneel, a tendência é de que os diretores da agência sigam o parecer favorável do relator Hélvio Guerra. A venda da concessão da Celg-D também já recebeu parecer favorável do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em outubro.
“Até que enfim, conseguimos ter uma perspectiva de um futuro mais promissor”
, comemorou Caiado.
O esperado é que, cumpridos os ritos legais, a Equatorial assuma o fornecimento de energia elétrica em Goiás, a partir de 1º de janeiro de 2023.
O governador reforçou que o Governo de Goiás vai acompanhar o processo de transição entre as empresas para garantir a prestação de serviço de qualidade ao cidadão:
"Sei que não se resolve tudo do dia para a noite, mas queremos que a nova empresa mostre interesse em atender a sociedade goiana, que não suporta conviver com quedas de energia e prejuízos excessivos, que estão inibindo o crescimento do Estado de Goiás”
, disse.
Fonte: Portal Goiás