Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da França de Fórmula 1, realizado neste domingo (20) no circuito de Paul Ricard.
Essa foi a 13ª vitória do holandês na F1, terceira na temporada. O piloto da Red Bull soube fazer dar certo um “undercut” para, no fim, chegar com pneus melhores e ultrapassar Lewis Hamilton.
O “undercut” é uma estratégia de boxe, onde o piloto troca antes ou uma vez a mais que o adversário para ficar melhor calçado e andar mais rápido, tendo a oportunidade de ultrapassá-lo.
Foi uma “vingança” à altura da vitória conquistada pelo inglês da Mercedes em Barcelona, quando ele usou a mesma tática.
Logo após a largada, na curva 2, Max Verstappen perdeu o traçado, foi lá fora e Hamilton tomou a primeira posição do piloto da Red Bull.
Andando atrás do inglês, Verstappen fez sua parada na volta 19 e retornou à frente de Bottas, voando baixo para deixar o inglês para trás após seu pit, realizado na volta seguinte.
Com o triunfo e a volta mais rápida da corrida, Verstappen lidera o mundial com 131 pontos, 12 à frente do segundo colocado Lewis Hamilton.
Sergio Perez completou o pódio na terceira posição, também com um estratégia diferente da Red Bull focada no consumo de pneus.
Valtteri Bottas foi o quarto colocado, em mais um dia frustrante para o finlandês. O piloto da Mercedes teve a chance de segurar Verstappen e dar a vitória ao companheiro de equipe, mas errou e, sem oferecer dificuldades, foi superado pelo holandês.
A McLaren mostrou um ritmo de corrida muito forte. Lando Norris terminou à frente de Daniel Ricciardo, na quinta posição, mas o australiano conseguiu boas ultrapassagens durante toda a corrida.
Em mais uma bela atuação Pierre Gasly terminou na sétima posição com sua AlphaTauri, à frente de Fernando Alonso, da Alpine.
Novamente a Aston Martin e o alemão tetracampeão, Sebastian Vettel, mostraram um ritmo razoável durante a corrida, terminando na 9ª posição, uma à frente do seu companheiro Lance Stroll.
No contrário a Ferrari foi mal e ficou fora dos pontos com seus dois pilotos. Carlos Sainz foi chegou na 11ª posição e Charles Leclerc apenas na 16º.
Confira o resultado do Grande Prêmio da França de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
4) Valtteri Bottas (Mercedes)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
7) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
8) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
9) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
12) George Russell (Williams/Mercedes)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
15) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Charles Leclerc (Ferrari)
17) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
19) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
20) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)