Presidente dos Estados Unidos comentou sobre diferentes capitais do mundo ao anunciar intervenção em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou dados mentirosos para dizer que Brasília é uma das capitais “mais violentas” do mundo. O líder estadunidense citou a capital brasileira ao justificar a intervenção do seu regime na segurança de Washington D.C., anunciada nesta segunda-feira, 11.
Em coletiva de imprensa na Casa Branca, para anunciar a medida na capital dos Estados Unidos, Trump afirmou que a taxa de homicídios de Washington é maior que "alguns dos piores lugares do planeta".
No ranking apresentado pelo chefe do regime norte-americano, a capital estadunidense aparece com 41 homicídios a cada 100 mil habitantes e coloca Brasília (DF) no mesmo nível, só que com homicídios a cada 100 mil habitantes.
Além da distância entre os dados, a informação de Trump sobre a capital Brasileira é mais uma fake news do autocrata norte-americano, já que, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o Distrito Federal tem a taxa de mortes intencionais em 8,9 a cada 100 mil habitantes. O levantamento levou em conta os dados registrados em 2024.
Já os dados da própria Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal são ainda menores. Segundo o Anuário de Segurança Pública Distrito Federal 2025, a capital federal registrou 6,9 vítimas de homicídios a cada 100 mil habitantes. Segundo o governo estadual, essa é a menor taxa dos últimos 48 anos.