Uma avaliação feita pela Ookla, proprietária do velocímetro Speedtest, fez um ranking entre as operadoras de internet móvel.
A Claro ficou com o título de operadora com a internet mais rápida do Brasil com a nota 44,76, em segundo ficou a Vivo com 32,19 e na sequência veio a TIM, com 28,21, seguida pela Oi, com 21,88.
O Speedtest usa um indicador próprio que vai de zero a 50, considerando tanto o recebimento, quanto o envio de dados em diversos cenários.
Já em termos da Latência, que é o tempo entre uma solicitação ser feita pelo dispositivo e sua chegada no servidor desejado, a TIM sai na frente com a mediana de 26 milissegundos. Depois aparecem Claro (28 ms), Vivo (30) e Oi (32). Quanto maior o número, pior o desempenho.
O Brasil ainda se encaminha para o 5G de alta capacidade, que depende do leilão da Anatel. Enquanto isso, algumas operadoras oferecem soluções intermediárias graças à tecnologia do 5G DSS. A Ookla destaca que não houve operadora campeã quanto a conexão de quinta geração.
Clientes da Claro tiveram uma mediana de 65,92 Mb/s (Megabits por segundo). Logo em seguida aparecem Vivo com 64,61 Mb/s e TIM com 58,15 Mb/s.