Levantamento aponta que 56% da população desaprova a gestão do petista; ante 41% que o aprova

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), indica que o governo Lula (PT) é reprovado por mais da metade da população. Essa é a primeira vez que a avaliação negativa supera o índice de 50%.
Segundo o levantamento, o presidente é avaliado negativamente por 56% dos participantes, ante 41% da população que o aprova e 3% que não sabem ou não responderam.
A última pesquisa, divulgada em janeiro, mostrava que Lula era reprovado por 49%, ante uma aprovação de 47%.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas maiores de 16 anos entre os dias 27 e 31 de março. em 120 município A margem de erro é de dois pontos percentuais (p.p.) para mais ou para menos.
Outros recortes
Entre as regiões brasileiras, o Sul concentra o maior índice de reprovação do governo Lula, com 64%, seguida pelo Sudeste, com 60%. Por outro lado, o Nordeste segue com a maior taxa de aprovação, de 52%. As regiões Norte e Centro-Oeste atingiram 52% de reprovação.
Na análise por gênero, a pesquisa mostra que Lula tem uma reprovação maior entre os homens, com 59%, enquanto 53% das mulheres desaprovam o governo do petista.
No recorte por idade, a população mais jovem, entre 16 e 34 anos, é quem lidera a desaprovação do governo com 64%. O cenário se inverte entre os idosos com mais de 60 anos, cuja avaliação positiva é de 50%, contra 46% de respostas negativas.