Com banheiro, mesa de trabalho e televisão, espaço com apelidado de "Cela Bolsonaro" é para detenção provisória e foi preparado na superintendência da corporação no DF

A Polícia Federal (PF) já tem uma cela especial pronta para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) temporariamente, caso sua prisão em regime domiciliar seja convertido para fechado. O ex-presidente está sob a suspeita de ter desrespeitado medidas preventivas determinadas em sua prisão.
Trata-se de um espaço no térreo da Superintendência da PF no Distrito Federal, localizada no Setor Policial de Brasília.
Na verdade a cela é uma sala que foi improvisada e preparada, com banheiro reservado, cama, mesa de trabalho, cadeira e televisão, nos moldes da que abrigou o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Superintendência da PF no Paraná, em Curitiba, entre 2018 e 2019.
Outro ex-presidente preso, Fernando Collor de Mello, também ficou temporariamente preso em uma sala especial como cela em Maceió (AL), a sala do diretor do presídio estadual. Juristas avaliam que ex-presidentes têm essa prerrogativa em eventuais prisões.
A “cela de Bolsonaro”, como está sendo chamada por policiais no DF, é para custódia individual e pode ser ocupada por outras autoridades.
Integrantes da PF explicam que ela foi montada há mais de três meses e que não tinha foco específico em Bolsonaro, mas poderia ser usada para qualquer autoridade presa.
No particular, delegados explicaram que avaliam possibilidades, caso o STF (Supremo Tribunal Federal) determine a prisão em regime fechado. Com isso, haveria alternativas de prisão militar, já que Bolsonaro é do Exército, em batalhão da Polícia Militar do DF, como foi no caso do ex-ministro Anderson Torres; ou a própria Superintendência da PF.
A sala na PF foi montada e reestruturada após a cúpula da PF e a Vara de Execuções Penais do DF consultarem a Superintendência para checar se haveria um lugar específico para custodiar o ex-presidente – e esta foi a cela destacada para ele. Na sede da PF não há espaço para acomodação.