O MDB oficializou na tarde desta quarta-feira (27) a candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O anúncio foi feito após a convenção virtual do partido, onde 262 delegados votaram a favor do pleito da emedebista e apenas 9 foram contra.
Os delegados emedebistas de Alagoas e da Paraíba, que queriam declinar apoio ao ex-presidente Lula (PT) desde o 1º turno, não votaram.

Foto: Reprodução (Fátima Meira / Futura Press / Estadão Conteúdo)
Mais cedo, PSDB e Cidadania aprovaram o apoio à Tebet e devem, mas ainda não decidiram quem, indicar ao posto de vice da chapa.
Durante a coletiva de imprensa, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, foi questionado sobre a indicação do candidato a vice na chapa de Tebet. A expectativa era de que o senador tucano Tasso Jereissati fosse o escolhido. No entanto ele vem dando sinais de que pode recusar o convite. Os nomes de Eliziane Gama (Cidadania) e Mara Gabrilli (PSDB) passaram a ser cogitados como alternativas.
Segundo Araújo, a federação prefere Tasso como candidato a vice. O senador, segundo ele, conversará com Tebet até amanhã, quinta-feira (27), para esclarecer sua posição.
“Há uma nítida preferência sistêmica dentro da federação e pelo próprio MDB pelo senador Tasso. O senador Tasso tendo uma conversa nas próximas horas de hoje para amanhã com a nossa hoje já candidata Simone para estabelecer entre eles qual é a posição dele. Torcemos para que possa se confirmar e ir acontecendo, é algo já consagrado no nosso ambiente”
, disse.
Tebet é senadora pelo Mato Grosso do Sul. Seu mandato chega ao fim neste ano e essa é a primeira vez que ela concorre ao Palácio do Planalto.
Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Leonardo Péricles (UP) e André Janones (Avante) também já foram confirmados como candidatos à Presidência. As convenções partidárias têm até 5 de agosto para serem realizadas.