A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) esteve na Câmara Municipal de Valparaíso na manhã desta sexta-feira (11) para prestar contas de seu mandato e ganhou elogios de todos os vereadores, inclusive dos que não são seus aliados.
"Eu não poderia deixar de estar na nossa cidade prestando contas deste mandato. Pela primeira vez nós (os deputados) conseguimos, nesta legislatura, as emendas impositivas, como é o caso da Câmara Federal, com uma diferença, o orçamento estadual é muito menor que o Federal, portanto as emendas estaduais são menores, no valor de R$ 5,6 milhões para o ano todo", iniciou a deputada.
Na sequência, a peessedebista detalhou os recursos já direcionados à Valparaíso, estimando mais de 60% daquilo que teria direito de enviar, com destinações à prefeitura, à escolas e entidades que geram serviços necessários à sociedade, como o acolhimento de idosos, de crianças, geradoras de cultura e desporto, educação, creches comunitárias, saúde e outros:
Após a apresentação de Lêda Borges, os vereadores, mesmo aqueles que disputaram as eleições anteriores como adversários, ao ledo de Pábio Mossoró (MDB), com quem ela polarizou a o pleito, foram unânimes no reconhecimento do seu trabalho pela cidade e parabenizaram-na.
O primeiro foi o vereador Alceu Gomes (PL) que, mesmo eleito na coligação da parlamentar, atualmente busca exclusividade como candidato no próximo ano, do outro lado. Talvez por isso tenha sido somente protocolar:
"Eu quero aqui cumprimentar a deputada Lêda Borges e agradecer pelas emendas que ela nos deferiu e leu aqui, pontualmente uma a uma, agradecer à senhora deputada, por todo esse trabalho, todos esses recursos demandados ao nosso município" disse ele.
Já os vereadores Zequinha (PL) e Walison Lacerda (PSDB), também foram objetivos em seus agradecimentos, porém menos automatizados, usando de maneira quente as palavras esforço, empenho e dedicação para qualificar a deputada estadual.
"Eu jamais poderia deixar de falar, cumprimentar e agradecer a deputada Lêda Borges, pelas ementas que você tem mandado aqui para a nossa cidade, porque quando o povo elege é porque o povo confia que vai trabalhar e que quero agradecer as emendas que tem nos mandado, tem nos ajudado muito aqui na nossa cidade", disse a vereadora Maria do Monte (MDB).
Um dos agradecimentos feitos, mais comentados após a sessão, foi o da vereadora Prof. Elenir (MDB), que ressaltou a força perseverante da deputada para continuar trabalhando pela cidade, mesmo diante diante das decepções que ela própria, Elenir, disse estar vendo na política:
Até o líder do governo Mossoró na Câmara, o vereador Brandão (MDB) rendeu agradecimentos à deputada peessedebista: "Quero aqui agradecer, como parlamentar deste município, como representante desta comunidade, eu quero aqui agradecer à senhora por todas as emendas que a senhora tem designado ao nosso município".
Quebrando a linha dos pronunciamentos que vinham sendo feitos, o vereador Portela (Podemos), além de falar em gratidão, tentou apertar a deputada, pedindo-lhe ajuda para a regularização do bairro Vila Guaíra, o que acabou deixando Pábio Mossoró numa saia justa, pois essa atribuição é do poder executivo local, portando do prefeito que administra o município a quase cinco anos.
Foi necessária a intervenção do líder do governo para justificar o porquê do prefeito Pábio ainda não ter liberado as escrituras para os moradores daquele bairro, mesmo após quase 5 anos à frente da cidade..
"Deputada Lêda Borges, parabéns pelas emendas, viu? A importância é para a comunidade, não é para partido, continue assim, trabalhando, por essa comunidade que tanto lhe ajudou e vem ajudando todos nós", disse o vereador Paulo Brito (PSC)
Correligionária da deputada, Cláudia Aguiar destacou que, para além dos recursos enviados por Lêda Borges à cidade era preciso destacar e reconhecer a presença da política junto à sociedade, passando com ela as mesmas dificuldades para legislar com esses exemplos:
Ao final da recepção, o presidente da casa, vereador Plácido Cunha (Avante), tentou evitar a fala do colega de base Tião da Padaria (PSC), que vinha protagonizando ataques contra a parlamentar nas sessões anteriores.
Cunha também teceu elogios à Lêda, concordou com Cláudia Aguiar na ideia de que a deputada tem muito além do valores monetários para apresentar à comunidade e tentou pular o colega polêmico, passando a palavra para a visitante, que por sua vez, com a licença do próprio Plácido e sem receio ‘chamou o Tião’.
Por fim, Tião da Padaria acabou se rendendo aos serviços prestados e apresentados pela deputada e fez uma fala elogiosa à parlamentar, pedindo até uma salva de palmas ao plenário:
Foto da capa: Câmara Municipal de Valparaíso