spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Corrupção – Justiça nega novo recurso de Marcus Vinícius em processo que pode impedi-lo de ser prefeito de Valparaíso

O agora prefeito eleito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius (MDB), sofreu mais uma derrota na justiça, no âmbito do processo em que é acusado de fraudar a licitação 001/2011 do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do município (IPASVAL) para sair, ele próprio, vencedor da concorrência.

Prefeito eleito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius (MDB), acusado de fraudar licitação / Foto: Reprodução

Nesta tentativa de se livrar ou no mínimo procrastinar o julgamento definitivo, a devesa do político contestou a inicial do processo, apresentada pelo Ministério Público, e a tipificação do crime pelo qual Marcus Vinícius é acusado, teoricamente se aproveitando de uma mudança recente na Lei 8.429/1992 de improbidade administrativa.

Sobre a inicial, o desembargador, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), alegou que o "acervo fático-probatório carregado aos autos, concluiu pelo dolo (intenção de cometer o crime) na conduta da parte agravante (o acusado)", e que o retorno a esse estágio é "uma providência inviável na via especial, ante o óbice da Súmula 7 do Superior Tribunal de Justiça (STJ)", que impede a retomada da formulação e análise das provas e fatos, já realizadas na instância anterior, pela Corte Superior.

A respeito da tipificação do crime pelo qual Marcus Vinícius é acusado, o magistrado manteve a decisão unânime da 9ª Câmara Cível da própria Corte, tomada em audiência realizada no dia 11 de abril.

Se condenado, Marcus Vinícius pode perder seus direitos políticos por 8 anos, inclusive o mandato de prefeito.

Acusação

De acordo com o Ministério Público, o pupilo do atual prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), teria falsificado assinaturas e propostas concorrentes em uma licitação do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do município (IPASVAL), na qual ele saiu vencedor.

Segundo o MP, Marcus Vinícius teria usado dados de dois advogados que trabalharam no escritório de sua mãe, Dra. Márcia Teixeira, para forjar propostas que perdessem para a sua e confirmassem falsamente o caráter competitivo do certame.

Prosseguimento do processo decidido pelo TJ-GO

A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) determinou no dia 12 de abril pelo prosseguimento do processo que investiga o crime de fraude em licitação, alegadamente cometida pelo ex-secretário de infraestrutura do governo Pábio Mossoró (MDB) e prefeito eleito de Valparaíso de Goiás, Marcus Vinícius (MDB).

A decisão colegiada contemplou o recurso do Ministério Público contra a monocrática de primeira instância, que pretendia extinguir a ação, e apontou o enquadramento do político no crime descrito no artigo 10, inciso 8º da Lei 8.429 de improbidade administrativa.

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques