spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Copom decide baixar a taxa de juros pela 5ª vez seguida

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (31), reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 11,75% para 11,25% ao ano. A decisão foi unânime.

Banco Central do Brasil / Foto: Reprodução (O Globo)

Este foi o quinto corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. Em 11,25%, a taxa permanece no menor nível desde março de 2022 – quando estava em 10,75% ao ano.

De acordo com o comunicado divulgado após o encontro, o Comitê voltou a sinalizar que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar (0,5 ponto percentual) nos próximos encontros.

"Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário".

O Copom estima que a inflação ao consumidor “manteve trajetória de desinflação”. O ambiente externo permanece “volátil”, "marcado pelo debate sobre o início da flexibilização de política monetária nas principais economias".

O Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, manteve os juros do país inalterados, em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano, mas sinalizou uma possível redução da taxa básica caso a inflação continue caindo nos próximos meses.

A conjuntura, em particular devido ao cenário internacional, segue incerta e exige cautela na condução da política monetária. O Copom avalia que o ritmo de redução de 0,5 ponto percentual é apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques