spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após denúncia da imprensa, vacinação contra a covid anda em Valparaíso

Deste a primeira remessa, o município de Valparaíso de Goiás recebeu 52.670 doses de vacinas contra a covid-19 e aplicou apenas 24.716 ou 46,93% delas, segundo reportagem do Jornal Opção do Entorno, até 17 de junho recente.

A revelação de que o governo do prefeito Pábio Mossoró (MDB) e da vice Zeli Fritsche (PDT) formou um estoque de 27.954 doses de vacina, ao mesmo que 172 valparaisenses morreram pela doença que elas preveniam, entre 18 de janeiro e 17 de junho, repercutiu mal e forçou uma reação da gestão em saúde da cidade.

Vacinação contra a covid-19 em Valparaíso / Foto: Reprodução de redes sociais da Prefeitura Municipal de Valparaíso

Nove dias antes da publicação, em Goiânia e segundo testemunhas, Pábio já teria sido advertido pelo Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, devido a lentidão da imunização em Valparaíso.

Conforme fontes, na ocasião Alexandrino teria alertado Pàbio Mossoró que ele poderia responder (judicialmente) pela omissão e ainda questionado se o prefeito estava fazendo política com as vacinas.

Coincidência ou não, dois após a publicação do Jornal, a prefeitura anunciou um ‘mutirão de vacinação’ para o fim de semana subsequente, que mesmo tendo vacinado 6.234 cidadãos dali até a terça-feira (22), não tirou Valparaíso da última do Ranking proporcional de vacinação contra a covid-19 entre todas as cidades de Goiás com mais de 100 mil habitantes.

As informações são do Painel da Covid-19 mantido pela Secretaria de Estado da saúde.

Desde então, Valparaíso chegou a 67,12% das 59.980 doses recebidas aplicadas, sendo que 31.696 valparaisenses receberam a primeira dose e desses, 8.660 completaram a imunização com a segunda aplicação.

Consultada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Valparaíso, informou que a vacinação local segue as orientações do Ministério da Saúde, negou que o governo Mossoró tenha sido chamado a atenção e apontou que pretende chegar a 40 mil vacinados.

Veja a nota completa:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destaca que a campanha de vacinação contra Covid-19, em Valparaíso de Goiás, conta com toda uma estrutura preparada e segue um planejamento de acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Até a última segunda-feira, 28 de junho, das 59.980 doses da vacina distribuídas, aplicamos 38.741, sendo 30.119 (1ª dose) e 8.622 (2ª dose). Os números correspondem ao percentual de 64,59% de doses aplicadas nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Governo da cidade também rechaça que jamais teve sua atenção chamada pela SES-GO, na Audiência Pública citada e trabalha em sintonia com a gestão estadual. E que a suposta informação é equivocada e não corresponde com a verdade. 

A expectativa é que na próxima quarta-feira, 30 de junho, o município chegue ao número de 40 mil doses aplicadas e que nos próximos dias contemple pessoas de outras faixas etárias/população-alvo com a imunização.
Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques