O músico Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas Roque Clube, um dos mais emblemáticos e conhecidos eleitores de Ciro Gomes (PDT), “cirista raiz”, anunciou no Twitter seu apoio já no primeiro turno ao ex-presidente Lula (PT), dando início no meio artístico à campanha pelo voto útil contra Jair Bolsonaro (PL).

"Trabalharemos mais 4 anos SIM. Ciro Gomes 2026 é logo ali e vamos nos esforçar pra que ele tenha sua chance. Agora precisamos dar fim a esse regime de ódio e sofrimento. Resolver no 1o turno. O Voto útil no Lula é o caminho pra encerrar esse ciclo de tragédias"
, postou ele em sua conta no Twitter.
Tico é uma das maiores vozes do ex-ministro e ex-governador do Ceará no mundo artístico e um dos pioneiros na defensa da candidatura de Ciro Gomes. Sua decisão, tomada de forma pública, para muitos analistas políticos pode ter sido o primeiro movimento mais robusto para que outros eleitores do pedetistas também declarem o voto em Lula, visando uma derrota de Jair Bolsonaro ainda em primeiro turno.
Na série de publicações feitas para justificar sua decisão, o artista fez uma analogia do momento político com a decisão de médicos na frente de uma paciente a beira da morte:
"Se há um paciente em estado gravíssimo e temos como salvá-lo agora, porque esperar mais 30 dias? Isso não nos exime da responsabilidade de tratá-lo, acompanhá-lo e cobrar que o tratamento seja eficiente. Mas nos permite pegar fôlego para seguir na luta pela vida"
, escreveu.
Continuando suas explicações, Tico diz que mantém suas convicções, que não está dando plenos poderes ao Lula e restringe sua decisão à uma urgência e não a adesão ao Lulopetismo:
"Não estou deixando de lado o projeto que acredito. Também não estou assinando cheque em branco. Seguirei atento, como sempre estive e crítico. Não aguento mais tanta violência, miséria, fome. Tanta vergonha. Você aguenta?"
, postou o artista, que completou.
"Repito: Não precisa fazer o L, nem desfilar de toalha, nem tirar foto abraçado e sorrindo com o Lula. No silêncio da cabine, você, seu coração e sua consciência podem resolver isso dia 2 de outubro! Vamos lá resolver! Meu voto será pra isso! Chega!"
Por fim, Santa Cruz decreta ser Ciro, que vai de Lula neste momento, mas que volta o cirismo na sequencia para implantação do PND (Plano Nacional de Desenvolvimento) do pedetista:
"Sou Ciro, mas vou de Lula no 1o turno. E mantenho meu respeito máximo a Ciro Gomes e terá em mim um aliado para o PND até que a gente consiga chegar na presidência na próxima oportunidade."