O vereador de Valparaíso de Goiás, Zé Antônio, se filiou ao PL (Partido Liberal) nesta quarta-feira (27) com o aval do presidente estadual da legenda, senador Wilder Morais, e o apoio da deputada federal, Lêda Borges (PSDB).
A movimentação do pré-candidato a prefeito já era esperada, mas chega com mais força do que previam as outras candidaturas, pois além de ser referendada pelo senador, também vem avalizada pelo presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, com quem Zé Antônio e Lêda Borges estiveram ainda pela manhã.
Questionado por uma repórter sobre o que espera a partir de sua filiação ao PL, Zé Antônio disse que "a expectativa é muito grande, tendo em vista que hoje Valparaíso demonstrou nas últimas eleições ter mais pessoas ligadas ao campo liberal".
Em 2022 o ex-presidente da república, Jair Bolsonaro, que concorreu à reeleição pela legenda, obteve 39.822 votos, o equivalente a 56,09% do total valparaisense. Já o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, obteve 31.177 votos no município, ficando com 43, 91%.
Sobre um possível apoio de Bolsonaro à sua pretensa candidatura a prefeito, Zé Antônio disse acreditar que o representante da direita, "com grande apelo entre cristãos e conservadores", deve lhe fortalecer:
"Com certeza teremos o apoio do ex-presidente, até porque Bolsonaro já deixou claro que o PL hoje vai fazer o maior número de prefeitos em todo o Brasil", comentou.
Representando o espectro político de direita e conservador, segundo analistas, Zé Antônio pode reeditar a polarização nacional contra a candidatura de esquerda, apoiada pelo atual prefeito da cidade, Pábio Mossoró, que tem em sua base aliada o PT da ex-prefeita Lucimar.