Max Verstappen venceu o Grande Prêmio dos EUA de Fórmula 1, realizado neste domingo (24) no Circuito das Américas, em Austin. Com o resultado, o piloto da Red Bull abre 12 pontos de vantagem no mundial 2021 de Fórmula 1 faltando apenas cinco corridas para o fim da temporada.
Foi a 18ª vitória da carreira do holandês na F1 e a oitava do ano.
Lewis Hamilton largou bem e chegou a liderar a corrida até a primeira rodada de pit-stop, mas a Mercedes optou por mantê-lo por mais tempo na pista nos dois stints, na esperança de pneus melhores para atacar Verstappen no fim, o que não aconteceu. O inglês da equipe alemã até se aproximou, mas não teve tempo de disputar a posição.
A Red Bull também somou bons pontos na classificação de construtores com Sérgio Perez completando o pódio na terceira posição, enquanto Valtteri Bottas teve um dia apagado, largando em nono, devido a uma penalidade pela troca de um componente do motor, e terminou em sexto.
Charles Leclerc liderou a disputa do “resto” do grid. O piloto da Ferrari terminou na quarta posição, à frente de Daniel Ricciardo, da McLaren. Carlos Sainz, levou a outra Ferrari para o 7º porto, mesmo com problemas nas voltas finais da corrida depois de uma disputa com Ricciardo.
Lando Norris conseguiu fazer uma prova apenas regular após protagonizar uma tentativa de dupla ultrapassagem contra o seu companheiro e o espanhol da Ferrari, acabou na 8ª posição com a sua McLaren.
A AlphaTauri se posicionou imediatamente atrás de Ferrari e McLaren como a quinta força do grid nos Estados Unidos. Pierre Gasly vinha bem na corrida até abandonar com problemas, mas Yuki Tsunoda garantiu alguns pontos para o time na nona posição. Sebastian Vettel, da Aston Martin, completou a zona de pontuação em décimo.
Confira o resultado final do Grande Prêmio dos EUA de Fórmula 1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
6) Valtteri Bottas (Mercedes)
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
11) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
14) George Russell (Williams/Mercedes)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
17) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
18) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
19) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
Abandonou) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
Foto da capa: Shwan Theiw