Max Verstappen venceu, de ponta a ponta, o Grande Prêmio da Espanha, sétima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizado neste domingo (4) no Circuito de Barcelona-Catalunha.
Essa foi a 40ª vitória da carreira do holandês da Red Bull, a quinta desta temporada.
Fora do previsto, a Mercedes mostrou um impressionante avanço comparado com o início do ano e terminou no pódio com sua dupla de pilotos. Lewis Hamilton em segundo e George Russell em terceiro.
Sergio Perez, que largou apenas em 11º, depois de não se classificar para o Q3 no sábado, fez uma boa corrida de recuperação para terminar na quarta posição.
Em uma corrida apagada, o piloto da casa, Carlos Sainz, da Ferrari, terminou na quinta posição. Charles Leclerc, por sua vez, terminou fora dos pontos, em 11º, após largar dos boxes.
A dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Fernando Alonso, terminaram em 6º e 7º respectivamente.
Foi um final decepcionante para os espanhóis presentes no Circuito de Barcelona. Enquanto esperavam por um pódio, alguns torcedores foram deixando o autódromo antes mesmo do fim da corrida.
A Alpine terminou com seus dois pilotos dentro da zona de pontuação. Esteban Ocon recebei a bandeirada em oitavo e Pierre Gasly em décimo. Gasly largaria na 4ª posição, mas recebeu uma penalização de seis posições no grid por atrapalhar alguns pilotos durante a qualificação.
Guanyu Zhou foi um dos destaques do dia ao terminar em nono. Largando de 13º, o chinês travou boas disputas para terminar nos pontos. Em contrapartida, seu companheiro de equipe Valtteri Bottas terminou em 19º.
Lando Norris teve um domingo decepcionante em Barcelona após se classificar em terceiro para a largada. O britânico se envolveu em um incidente com Hamilton logo na largada e teve danos no seu MCL60. Ele cruzou a linha de chegada na 17º. Oscar Piastri, seu companheiro de equipe, que figurou entre os 10 primeiros por boa parte da corrida, terminou em 13º.
Veja o resultado final do GP 2023 da Espanha:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) George Russell (Mercedes)
4) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
6) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
8) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
9) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
11) Charles Leclerc (Ferrari)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
13) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
14) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
15) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
16) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
17) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
19) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
20) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)