Max Verstappen, da Red Bull, foi o grande vencedor do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 neste domingo (4), abrindo 32 pontos do Campeonato de Pilotos.
Verstappen, que largou na pole position pela terceira vez seguida e conquistou a terceira vitória consecutiva, também levou o ponto extra pela volta mais rápida.
O sete vezes campeão Lewis Hamilton, da Mercedes, chegou apenas em quarto, duas posições atrás do seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, segundo colocado.
Escolhido “O Piloto da Corrida”, Lando Norris foi o grande destaque da etapa austríaca com sua McLaren, chegando em terceiro após andar 19 voltas resistindo a uma forte pressão de Hamilton, que, inclusive, elogiou o piloto de apenas 21 anos pelo rádio, logo após ultrapassá-lo.
Carlos Sains terminou a corrida atrás de Hamilton com sua Ferrari. O espanhol optou por uma estratégia diferente e foi beneficiado por uma dupla punição de Sergio Perez. O mexicano da RBR recebeu as penalidades por não deixar espaço para Charles Leclerc durante as tentativas de ultrapassagem do monegasco. Perez terminou na sexta posição, à frente de Daniel Ricciardo, que novamente não teve um desempenho igual ao de seu companheiro na McLaren.
Charles Leclerc foi o oitavo, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, e Fernando Alonso, da Alpine, completam os 10 primeiros, dentro da zona de pontuação.
Com o resultado, Verstappen chegou a 182 pontos, na liderança do mundial de piloto com 32 pontos à frente de Hamilton. Perez é o terceiro colocado com 104, apenas três a mais do que Norris. Bottas é o quinto colocado com 92.
Entre os construtores, a Red Bull foi a 286 pontos e abriu 44 para a segunda colocada Mercedes. A McLaren é a terceira com 141 e a Ferrari a quarta com 122.
Veja o resultado final do GP da Áustria de F1 2021:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Valtteri Bottas (Mercedes)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Lewis Hamilton (Mercedes)
5) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
6) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
7) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
8) Charles Leclerc (Ferrari)
9) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
10) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
11) George Russell (Williams/Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
17) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
18) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
19) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
OUT) Esteban Ocon (Alpine/Renault)