Max Verstappen venceu a nona etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizada na Austrália neste domingo (2) no Red Bull Ring, em Spielberg. Foi a vitória 42 da carreira do holandês, a sétima do ano, disparando na liderança do mundial.
O bicampeão chegou a perder a liderança para Charles Leclerc depois de uma parada nos boxes, o que não acontecia desde o GP de Miami, com o domínio do piloto da Red Bull.
Verstappen não teve dificuldade para superar o piloto da Ferrari e vencer a sétima do ano. Leclerc foi ao pódio no 2º posto, seguido por Sergio Perez, que fez uma boa corrida de recuperação.
Carlos Sainz, que também teve um desempenho destacado na corrida, chegou em quarto, após ser prejudicado por um pit stop duplo no início da competição, decidido pela Ferrari devido a entrada do safety car. Mesmo assim o espanhol voltou às primeiras posições e perdeu o lugar no pódio para Perez nofinal.
Considerado “O Piloto do Dia” em votação feita no site oficial da F1, Lando Norris fez uma boa corrida, superando Hamilton e travando boas disputas para terminar na 5ª posição. O britânico usou atualizações que funcionaram bem em sua McLaren.
Atípico para o ano, Alonso fez uma corrida discreta, tirando a largada, quando ultrapassou dois adversários, e terminou em 6º.
A Mercedes não teve um bom dia em Spielberg. Lewis Hamilton reclamou muito do W14 pelo rádio e só conseguiu terminar em sétimo após assumir o 4º posto na largada. George Russell terminou na oitava posição.
Pierre Gasly (Alpine) em nono e Lance Stroll (Aston Martin) completaram a zona de pontuação na 9ª e 10ª posições, respectivamente.