Após uma largada ruim e ser ultrapassado por Charles Leclerc da Ferrari antes da primeira curva, Max Verstappen se recuperou nas últimas voltas para vencer a Sprint Race do GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1, em Ímola, na Itália.
O holandês da Red Bull já havia sido o mais rápido no treino pré-classificatório de ontem e hoje confirmou a primeira posição no grid para a corrida de amanhã, com largada marcada para as 10h (de Brasília).
Leclerc larga em segundo, a frente da Red Bull de Sergio Pérez, que fez grande prova no sprint e ganhou quatro posições ao longo da minicorrida.
Esta foi a primeira de três corridas sprints que serão realizadas ao longo da temporada 2022. Neste formato os oito pilotos melhores colocados de cada edição somam pontos. O vencedor leva oito pontos, o segundo colocado 7, o terceiro 6 e assim sucessivamente até o oitavo, que ganha um ponto.
Com o resultado deste sábado, Leclerc segue na liderança do Mundial, com 78 pontos. Carlos Sainz, da Ferrari, agora é o vice-líder, com 38, enquanto Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton, da Mercedes, e ocupa a quinta colocação, com 33 pontos, contra 28 do britânico.
Sergio Pérz e Carlos Sainz fizeram uma excelente corrida de recuperação, saindo em 7º e 10º e conquistando a 3ª e 4ª posições no grid de largada principal, respectivamente.
Na McLaren, Lando Noris e Daniel Ricciardo largam em 5º e 6º no domingo, sendo que o primeiro perdeu três posições em relação a sua partida na Sprint, enquanto o australiano manteve o seu posto.
Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas), Fernando Alonso (Alpine) e Mick Schumacher (Haas) completam o Top 10 no Grid de largada do GP da Emilia-Romagna.
Veja o Grid de largada em Ímola neste domingo (24):
1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Sergio Pérez (Red Bull)
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
7) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
10) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
11) George Russell (Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
13) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
14) Lewis Hamilton (Mercedes)
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
16) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
17) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
18) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
DNF) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)