Max Verstappen vai largar na frente no GP de São Paulo da F1 neste domingo (5). Na classificação desafiadora desta sexta-feira (3), mesmo com a forte ameaça de chuva, o titular da Red Bull conseguiu aproveitar as condições para garantir a pole-position da etapa brasileira do mundial de F1 2023.
Antes do início da sessão, a direção de prova havia anunciado que o começo teria de ser adiado. Apesar de não especificarem o motivo, tudo indicava que era para limpeza da pista.
O tempo estava quente, girando em torno dos 30ºC, mesmo com um sol tímido, encoberto por nuvens carregadas.
Q1
Perto da abertura dos boxes, após o adiamento de 15 minutos para o início da tomada, o piloto que puxava a fila era Oscar Piastri, seguido por Alexander Albon e Logan Sargeant.
O outros pilotos rapidamente deixaram o pitlane pois a chance de chuva estava em 60%.
Primeiras voltas concluídas e cronometradas e o asutraliano da McLaren estava na primeira colocação com 1min11s420. Mas Lance Stroll logo o empurrou para baixo, apenas para ser superado por Norris, que cravou 1min10s623, primeira vez no final de semana um giro abaixo de 1min11s.
Ainda nos primeiros minutos, Max Verstappen reclamou no rádio que seu carro estava saltando “como um canguru. Mesmo problema do México”.
Com dez minutos restantes, Norris era o mais rápido com Lewis Hamilton em segundo, Verstappen, Gasly e Daniel Ricciardo completando as cinco primeiras colocações. Enquanto isso, na zona de corte estavam Fernando Alonso, Nico Hülkenberg, Carlos Sainz, Sergio Pérez e Guanyu Zhou.
O mexicano da Red Bull calçou um segundo jogo de pneus, novos, e conseguiu se colocar em quarto. Enquanto isso, Hamilton, Russell, Hülkenberg e Kevin Magnussen estavam ainda no primeiro jogo para suas segundas voltas.
Neste momento, Leclerc ainda era o homem a ser alcançado, enquanto Piastri, Stroll, Norris e Verstappen completavam os cinco mais velozes. Magnussen, Valtteri Bottas, Sargeant, Albon e Zhou estariam cortados.
O tempo a ser alcançado era de 1min11s258 de Hülkenberg, que estava na 15ª colocação.
Stroll foi o primeiro piloto a falar sobre chuva no rádio, dizendo que sentiu algumas gotas d’água.
Última chance de abrir as voltas rápidas e os pilotos que estavam no risco de ficarem no Q1 eram Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Hülkenberg, Zhou e Magnussen.
Encerrada a primeira fase e os pilotos que não conseguiram passar para o Q2 eram Yuki Tsunoda, Ricciardo, Bottas, Sargeant e Zhou, portanto, as duas AlphaTauri, as duas Alfa Romeo e uma Williams.
Q2
Nas primeiras tentativas da segunda fase Russell foi o mais rápido com 1min1-s340, seguido por Verstappen a apenas 0s096.
Antes dos outros pilotos deixarem os boxes, as gotas de chuva voltavam a ser vistas nas câmeras, e puderam ser sentidas no pitlane. Entretanto, não foram todos que deixaram os boxes, já que a dupla da Haas se manteve parada.
Após as primeiras tentativas, Verstappen vinha na ponta com 1min10s162, seguido por Pérez a 0s208. Stroll, Albon e Alonso eram os demais pilotos que já haviam marcado volta rápida em Interlagos.
Com pneus usados, Norris conseguiu saltar para a segunda colocação a 0s161 do ponteiro. Enquanto isso, mesmo com compostos novos, Piastri não consegue superar o companheiro ficando em terceiro a apenas 0s007 do britânico.
Faltando muito tempo ainda no relógio, os cinco cortados no momento eram Alonso, Leclerc, Russell, Sainz e Magnussem. O tempo de Pierre Gasly, décimo, era de 1min10s786.
Com tempo para apenas mais uma tentativa, Norris conseguiu se colocar na primeira posição ao virar 1min10s021, 0s141 mais rápido que Verstappen. Pérez, Alonso e Sainz completavam o top-5 e, nesse momento, parte dos pilotos da ponta estavam nos boxes.
Max, que vinha na tentativa de melhorar sua volta rápida, cometeu um pequeno erro e escapou da pista, conseguindo retornar, mas precisando abandonar seu giro rápido.
No final, os pilotos que não conseguiram avançar foram Hülkenberg, Ocon, Gasly, Magnussen, que se queixou ter sido atrapalhado por uma Ferrari, e Albon.
Q3
Na fase final, os pilotos que ainda estavam na briga pela pole-position do GP de São Paulo da F1 20230eram Norris, Verstappen, Pérez, Alonso, Sainz, Hamilton, Leclerc, Russell, Piastri e Stroll.
Neste momento a temperatura ambiente tinha caído para 20ºC, com o asfalto batendo os 35ºC. O tempo estava parcialmente encoberto e o público começava a colocar as capas de chuva, indicando precipitação.
Liberado os boxes, todos os pilotos foram imediatamente para a pista. O céu estava escuro e a expectativa era se a chuva chegaria antes ou depois do fim do treino.
Stroll saltou para a ponta no primeiro giro com tempo de 1min11s344. Entretanto, o canadense foi logo superado por Max Verstappen com 1min10s727, único abaixo da casa de 1min11s.
Uma grande ventania começou e, na sequência, chegou a chuva em pontos determinados do circuito. Neste momento, a ordem era Verstappen, Leclerc, Stroll, Alonso, Hamilton, Russell, Norris, Sainz, Pérez e Piastri, que chegou a rodar, mas retornou para a pista.
Com menos de cinco minutos para o encerramento da sessão, por conta da grande ameaça de chuva, a classificação foi encerrada com bandeira vermelha. Verstappen vai sair na primeira colocação, Leclerc em segundo e Stroll completando o top-3.
Confira a classificação para o GP do Brasil de F1 2023:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’10.727
2) Charles Leclerc (Ferrari), 1’11.021
3) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’11.344
4) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’11.387
5) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’11.469
6) George Russell (Mercedes), 1’11.590
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’11.987
8) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’11.989
9) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’12.321
10) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), s/tempo
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’10.547
12) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’10.562
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’10.567
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’10.723
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’10.840
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’10.837
17) Daniel Ricciardo (AlphaTauri/Honda RBPT), 1’10.843
18) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’10.955
19) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’11.035
20) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’11.275