Charles Leclerc larga da pole-position do GP da Bélgica da F1 que acontece neste final de semana. Na tomada de tempo feita no embaçado sábado (27) belga, Max Verstappen foi o mais rápido, mas pela punição recebida, é o monegasco, que veio nos instantes finais, quem vai sair da ponta.
Antes do início da classificação, uma forte chuva caiu em Spa-Francorchamps e chegou a adiar a corrida Sprint da Fórmula 2 por motivos de segurança.
Para a tomada de tempos, o céu ainda estava bastante nublado, pista molhada, com neblina e baixa temperatura. O asfalto estava a apenas 22C, enquanto o termômetro chegava a 18ºC, a chance de chuva era de 80%.
Max Verstappen, líder da classificação, que já estava penalizado em 10 posições antes mesmo do início da tomada de tempo, por ter trocado o motor a combustão da sua Red Bul, buscou e conseguiu mitigar o prejuízo ao máximo e larga em 11º.
Em 2º, Sergio Pérez finalmente fez um treino minimamente razoável, já que ficou a mais de meio segundo atrás do seu companheiro.
Após treinos livres difíceis, Hamilton consegui cravar o quarto tempo e larga em 3º, a frente de Lando Norris, que treinou com sua McLaren preparada para a corrida, com pista seca.
Oscar Piastri levou a outra McLaren ao quinto colchete de largada após a revisão dos tempos e será seguido pela outra Merceder de Lewis Hamilton.
Carlos Saiz, da Ferrari, Fernando Alonso, da Aston Martin, Esteban Ocon, da Alpine, e Alexander Albon, da Willians, completaram o Top 10 do Grid de largada para o GP da Bélgica de F1 2024.
Q1
Iniciada a regressiva para os 18 minutos da primeira fase. Sem demorar, Oscas Piastri foi um dos primeiros a logo deixar os boxes, seguido por Lando Norris, Lance Stroll, Alexander Albon, Max Verstappen, todos de pneus intermediários para chuva, por conta das condições da pista.
Após as primeiras tentativas, apenas o britânico da McLaren havia feito uma volta, mas logo os giros começavam a surgir na tabela. Com 1min57s411, o australiano do time inglês vinha na primeira colocação.
Ainda restando12 minutos no cronômetro, a ordem estava com Piastri, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon nas cinco primeiras colocações.
Enquanto isso, na zona de eliminação, Bottas, Lance Stroll, Logan Sargeant Guanyu Zhou e George Russell, esse ainda sem tempo, figuravam fora do Q2.
Então, Verstappen completou sua primeira volta rápida na Bélgica. O titular da Red Bull fez 1min56s003, 0s754 mais rápido que Gasly, o segundo, para Piastri, o terceiro, a diferença já era de 0s979.
Restando cinco minutos no cronômetro, Oscar saltou para a primeira posição ao fazer 1min55s549. Entretanto, Mariana Becker, jornalista da Band, informou que uma leve chuva começou a cair na área dos boxes, que rapidamente foi para a área da pista.
Enquanto isso, na outra ponta da tabela, Kevin Magnussen vinha na 16ª colocação a 0s192 de Alonso, o 15º e, portanto, vinha dentro da bolha de eliminação.
Bandeira quadriculada e, de fato, Verstappen terminou como o mais rápido do Q1 com o tempo de 1min54s938, o único piloto abaixo da casa de 1min55s. Piastri, Gasly, Lewis Hamilton e Norris completavam os cinco mais rápidos da sessão.
Enquanto isso, os cinco eliminados foram Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Logan Sargeant e Guanyu Zhou.
Q2
Iniciado o a etapa intermediária da classificação, uma nuvem carregada de chuva começou a se aproximar cada vez mais do traçado, indicando precipitação em 10 minutos, por isso quase todos os competidores já estavam na pista, a exceção de Verstappen, que foi um dos últimos a ir dar suas voltas, claramente mais rápido que os adversários.
Neste momento, inclusive, o tricampeão avisa que ‘está chovendo um pouco’. Então, pelo rádio, a resposta foi que era ‘apenas uma fina garoa’ e, portanto, não iria alterar as condições do traçado, já que o trilho seco não demorava a ser desenhado.
Oito minutos para o encerramento da segunda fase e Verstappen vinha imbatível na classificação da Bélgica. Tanto é que quando completou sua volta rápida, fez em 1min53s857, quase 0s5 mais rápido que Norris, o surpreendente Albon completava o top-3 do momento.
Pouco mais de três minutos e os cinco nomes que não conseguiam ir para o Q3 momentaneamente eram Alonso, Carlos Sainz, Gasly, Bottas e Stroll. Entretanto, o espanhol da Ferrari conseguiu se colocar em quarto, com Daniel Ricciardo caindo para 11º.
Bandeira quadriculada e o tricampeão da Red Bull era o mais rápido com 1min53s8, com Russell, Piastri, Norris, Esteban Ocon, Pérez, Charles Leclerc, Gasly, Sainz e Ricciardo completando os dez primeiros.
Mas mesmo com o relógio encerrado, pilotos vinham completando suas voltas e, com isso, Hamilton, Alonso e Albon conseguiram se colocar no top-10, mas tudo ainda mudou nos minutos finais e, com isso, os eliminados foram o piloto remanescente da Willians, Gasly, Ricciardo, Bottas e Stroll.
Q3
Agora, Hamilon, Russell, Piastri, Verstappen, Ocon, Sainz, Leclerc, Alonso, Norris e Pérez brigariam pela pole-position para o GP da Bélgica, última etapa antes das férias da F1 – dois carros da Mercedes, dois da Ferrari, dois da McLaren, dois da Red Bull, uma Alpine e uma Aston Martin.
Dez minutos restantes dos 12 do Q3 e todos os pilotos já estavam na pista, mas ainda nenhum piloto havia completado uma volta rápida, ainda checando as atuais condições do asfalto.
Tempos surgindo na tabela e Hamilton anotou 1min54s011, apenas 0s016 mais rápido que Oscar, o segundo, e 0s232 que Russell, o terceiro. Entretanto, esse marco ainda era bastante superior ao feito por Verstappen no Q2.
Surpreendente, Pérez saltou para a primeira colocação com 1min53s765, mas logo foi superado por seu companheiro tricampeão, que virou 1min53s159, nada menos que 0s606 mais rápido que o mexicano.
Na reta final, então, a chuva voltou a cair em Spa-Francorchamps, indicando ser improvável que os pilotos consigam melhorar suas voltas. Caso termine assim, apesar de melhor volta, Max larga em 11º por conta da punição, com a pole-position ficando nas mãos de Sergio.
Então, nos instantes finais, um novo nome surge na tabela: Leclerc. O monegasco da Ferrari se colocou na segunda colocação ao fazer uma volta 0s595 mais lento que Verstsappen, ficando com a pole provisória para a corrida do domingo.
Bandeira quadriculada e é o vencedor do GP de Mônaco quem larga da posição de honra do grid em Spa-Francorchamps. Pérez completa a primeira fila de saída com Hamilton completando o top-3 da prova.
Veja a classificação final do Grid de largada para o GP 2024 da Bélgica de F1:
1) Charles Leclerc (Ferrari), 1’53.754
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT), 1’53.765
3) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’53.835
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’53.981
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’54.027
6) George Russell (Mercedes), 1’54.184
7) Carlos Sainz (Ferrari), 1’54.477
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’54.765
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’54.810
10) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’54.473
11) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’53.159*
12) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’54.635
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT), 1’54.682
14) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari), 1’54.764
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’55.716
16) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari), 1’56.308
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’56.500
18) Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’57.230
19) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari), 1’57.775
20) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT), 1’56.593
*punido por troca de motor