O município de Valparaíso atingiu a marca de 202 mortes causadas pelo novo coronavírus e se estabelece num ranking sombrio como a cidade com o maior insucesso no enfrentamento à pandemia da região do entorno goiano do Distrito Federal.
As informações são do Painel da Covid-19 mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, abastecido “online” pelas unidades de saúde.
Mesmo após receber quase R$ 30 milhões para estruturação da rede pública de saúde, a cidade não tem nem um leito de UTI, tão pouco há informações concretas de onde esse valor, que hoje faz falta, foi aplicado, salvo alguns fragmentos.
Nas redes sociais também uma grande maioria de depoimentos apontando para a falta de investimentos em testes na cidade, o que dificultaria a elaboração de estratégias de combate ao vírus. Nos últimos 30 dias, enquanto Valparaíso diagnosticou 735 moradores com a doença, Luziânia confirmou 3.626 infectados, por outro lado, nesse mesmo período 41 valparaisenses morreram enquanto entre os luzianenses foram 18 óbitos causados pela Covid-19.
No total, Valparaíso contabiliza até essa terça-feira (22) 9.564 cidadãos diagnosticados com o vírus desde a confirmação do primeiro caso.