Nesta quinta-feira, pela quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, o Uruguai visitou a Argentina e venceu os atuais campeões mundiais por 2 a 0. Em jogo disputado na La Bombonera, em Buenos Aires, Ronald Araújo e Darwin Núñez fizeram os gols da partida.

Com o resultado, o Argentina e Uruguai se mantêm na primeira e segunda colocações, respectivamente, assim como no início da rodada. Neste momento, porém, a Celeste Olímpico tem 10 pontos, dois a menos que a Albiceleste.
O jogo
Apesar de estar jogando em casa, a Argentina acabou sendo superada pelo Uruguai. O time charrua, afinal, não se intimidou com a pressão albiceleste e se lançou ao ataque, criando as melhores chances da etapa inicial.
Darwin Núñez teve grande chance de abrir o placar no início, mas bateu mal após receber em profundidade e mandou para fora. Do lado argentino, Messi parou em boa defesa de Rochet de fora da área e depois teve oportunidade em cobrança de falta. O camisa 10, porém, ficou na barreira.
No fim do primeiro tempo, quando o placar se encaminhava para o empate, o time de Bielsa abriu o marcador. Em jogada de Viña pela esquerda, o lateral ex-Palmeiras cruzou rasteiro. A bola passou por quase todo mundo, mas Ronald Araújo aproveitou a sobra para bater forte e marcar. A Argentina não sofria um gol desde a final da Copa do Mundo 2022.
Na etapa final, o cenário foi um pouco diferente. Como esperado, a Argentina se lançou ao ataque em busca do empate e chegou a criar algumas chances de perigo. A melhor delas, contudo, foi em bola parada. Di María sofreu falta na entrada da área, e Messi, com muita categoria, parou no travessão. No fim, a estratégia uruguaia deu certo.
Depois de se fechar na defesa, o Uruguai encaixou contra-ataque fulminante aos 41 minutos para matar o jogo. Nico de la Cruz achou linda bola em profundidade para Darwin Núñez, que bateu na saída de Dibu Martínez para dar números finais ao clássico.
Argentina e Uruguai voltam a campo na próxima terça-feira, mais uma vez pelas Eliminatórias Sul-Americanas. A Albiceleste faz clássico com o Brasil, no Maracanã, enquanto a Celeste Olímpica tem compromisso com a Bolívia, no Estádio Centenário, em Montevidéu.