O governo de São Paulo anunciou neste domingo (11) a antecipação para 20 de agosto no prazo para vacinar todos os maiores de 18 anos do Estado, com ao menos a primeira dose de um imunizante contra a covid-19, e informou a inclusão de adolescentes entre 12 a 17 anos na campanha, com o objetivo de aplicar uma primeira dose neste grupo até 30 de setembro.
O governador João Doria (PSDB) disse em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que a antecipação será possível graças à compra anunciada recentemente de 4 milhões de doses prontas da CoronaVac, vacina contra covid-19 do laboratório Sinovac, que serão aplicadas exclusivamente nos moradores do Estado.
“A antecipação é fruto da aquisição de doses extras da CoronaVac, realizada pelo governo do Estado de São Paulo, sob responsabilidade e custo do governo de São Paulo junto ao laboratório Sinovac (…) 2,7 milhões dessas doses já chegaram e já estão no centro que fará a distribuição e a aplicação dessa vacina aqui em São Paulo… e temos mais 1,3 milhão de doses que chegam até o dia 30 de julho“, disse Doria.
O governo paulista vai iniciar a vacinação dos adolescentes no dia 23 de agosto, com a aplicação da primeira dose em pessoas de entre 12 e 17 anos gestates, com comorbidade e com deficiência. Após isso, os jovens de entre 15 e 17 anos serão vacinados a partir de 6 de setembro e os que têm entre 12 a 14 anos a partir de 20 de setembro.