Em áudio vazado na internet, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás, José Maria, admitiu que a rede de emergência da cidade entrou em colapso.
No áudio repassado á colegas conselheiros via aplicativo de mensagens WhatsApp, o dirigente informa que o Hospital Municipal do Céu Azul, o CAIS e a UPA estão com as áreas de internação de pacientes com a Covid-19 completamente lotadas.
“Vamos avisar aí, quem puder avisar, Valparaíso está tudo restrito tá? Os 24 horas, CAIS, HMV, UPA, tudo lotado“, alertou José Maria.
Membros do Conselho Municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás, responsáveis pela fiscalização das contas da Secretaria de Saúde local, inclusive dos quase R$ 30 milhões enviados pela União ao Município para enfrentamento da pandemia, está sob suspeita num esquema de favorecimento na pasta, denunciado pela vereadora Cláudia Aguiar.
O governo do prefeito Pábio Mossoró (MDB) e da vice, Dra. Zeli Fritsche (PDT), é acusado por populares de, no mínimo, ter usado a maior parte desses recursos em obras e ações de visibilidade para a campanha de reeleição em 2020 e negligenciado a principal finalidade do repasse, que era a preparação do sistema de saúde, que consequentemente se mostra insuficiente no momento.
Segundo José Maria, a situação é ainda mais grave devido a ecasses de oxigênio já apresentada no Distrito Federal:
“Acabaram de me mandar uma mensagem que o HRAM né? Acabou o oxigênio. Hospital de Base [está] restrito, Santa Maria restrito, só não me deram notícias do Gama tá? Então vamos ter cuidado, muito Cuidado“, disse ele.
Ouça o áudio: