Durante a posse da nova Comissão Diretiva do PL (Partido Liberal) de Valparaíso de Goiás, o Senador Wilder Morais e o deputado Prof. Alcides destacaram o trabalho e a liderança da deputada Lêda Borges (PSDB) na busca de recursos e soluções para Região Metropolitana do Entorno, a exemplo da inclusão o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) ligando o Entorno Sul a Brasília, num investimento de mais de R$ 740 milhões.
"Eu quero dizer a vocês, hoje, nós incluímos no orçamento, isso é um trabalho feito pelos deputados do estado de Goiás, a bancada nossa, liderada pela Lêda Borges, a gente incluiu no orçamento (Federal) o tão sonhado VLT (do Entorno Sul)", disse o senador Wilder.
Além do BRT até Luziânia, que a parlamentar já havia feito ser incluso no PAC3, novo programa de investimento em obras do Governo Federal, Lêda Borges, também buscava a inclusão do financiamento do Transporte de Passageiros sobre Trilhos ligando a região à Brasília no orçamento da União, o que foi confirmado no último dia 08.
"Ela ficou lá batendo o pé, batendo o pé, enquanto todos nós deputados não assinalamos o quadrinho do VLT para ajudar a Lêda (Borges), ela não quietou. Então já está na LOA (Lei Orçamentária Anual) e com certeza vai vir recursos para cá, para que chegue até aqui, que resolva os problemas (de transporte público)", comentou o deputado professor Alcides.
O novo modal de transporte público já tem um projeto pronto, que Lêda Borges levantou junto a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que prevê a distribuição de passageiros goianos, a partir de Valparaíso, em três estações distribuídas em Brasília, com um potencial de reduzir pela metade o tempo da viagem de 46 quilômetros, em horário de pico. A previsão é transportar cerca de 330 mil passageiros por dia.