George Russell venceu a última corrida Sprint da temporada 2022 da F1. Na ensolarada tarde de sábado (12) em Interlagos, o piloto fez ultrapassagens importantes nos momentos certos para garantir a primeira posição de largada da corrida do domingo.
A corrida classificatória no Autódromo José Carlos Pace foi de muitas brigas e ultrapassagens. Começando com a zebra de Kevin Magnussen largando na frente com sua Haas após a molhada classificação da sexta-feira.
Na escolha dos pneus para a disputa da corrida Sprint, onde não há pit-stop, o atual bicampeão foi com o composto médio, assim como Nicholas Latifi da modesta Willians. Todo o restante do grid usou os pneus macios.
A corrida:
Na largada, o impressionante Magnussen conseguiu não apenas manter a primeira colocação como também abrir certa distância à frente. Verstappen, por sua vez, ficou mais ocupada com a Mercedes de Russel que coloria o seu retrovisor.
No início da segunda volta as brigas já vinham pegando fogo em Interlagos. George Russell colocou ao lado do holandês da Red Bull, mas sem a abertura da asa móvel, não conseguiu passar.
Mais atrás, no meio do Grid, o “brasileiro honorífico” Lewis Hamilton começava a escalar o pelotão. O heptacampeão da Mercedes colocou do lado de Esteban Ocon e assumiu a sexta colocação, levando as arquibancadas de Interlagos ao delírio.
A essa altura, lá na frente, o azarão da Haas já perdia as primeiras colocações. Com um carro menos competitivo Magnisen já estava em quarto.
Com seis das 24 voltas completadas, a ordem na pista era Verstappen, Russell, Sainz, Hamilton, Magnussen, Lando Norris, Sergio Pérez, Charles Leclerc, Ocon e Pierre Gasly completando as dez primeiras colocações do pelotão.
Uma briga caseira da Alpine deu um susto Team Principal, Otmar Szafnauer. Fernando Alonso tentou ultra passar Esteban na curva 4 e foi tocado pelo companheiro.
A manobra fez o espanhol entras nos boxes. “Acho que a menos que tenha um safety-car, a corrida de Fernando está acabada. Ele estava muito próximo, mas na curva 4, Esteban poderia ter dado mais espaço”, disse o chefe da equipe francesa.
Outra briga caseira aconteceu quando Sebastian Vettel tentou ultrapassar Lance Stroll, que fechou a porta e o fez pisar na grama com duas rodas, expressando seu descontentamento apenas com um ‘ok’ no rádio.
Logo depois o tetracampeão, que se aposenta este ano, deu uma aula para o jovem companheiro fazendo-lhe uma ultrapassagem consideravelmente tranquila.
Na ponta, Russell começou as investidas em cima de Verstappen. O inglês se aproximou do ponteiro no início do S do Senna e quando tentou dar o bote, o holandês se aproveitou da boa velocidade de reta da Red Bull para se afastar.
Mas o jovem inglês da Mercedes não se deu por vencido. Na volta seguinte, mais uma vez George pressionou o adversário e colocou lado a lado, chegou a ficar com a asa dianteira à frente, mas teve a porta fechada mais uma vez.
Com essa briga, quem se aproveitou foram Sainz e Hamilton. A dupla se aproximou dos competidores da frente, apesar de não conseguirem encostar tanto a ponto de ameaçar as posições.
Com 14 voltas feitas, Alexander Albon rodou e ficou na área de escape do circuito. Isso provocou uma bandeira amarela localizada, mas rapidamente a disputa foi liberada na Sprint.
Então, em uma manobra certeira, Russell conseguiu não apenas deixar Verstappen para trás como também abriu vantagem de mais de 2s.
Mais atrás, Hamilton também vinha na missão de conseguir as primeiras colocações. O sete vezes campeão da F1 tentava atacar Sainz, mas não conseguia se aproximar o suficiente para tentar um ataque.
Aí chegou a vez de Carlos atacar o ‘Super Max’ e ao colocar lado a lado, deu um leve toque que danificou a asa rubro-taurina, mas conseguiu assumir a segunda colocação.
Pouco depois, foi Hamilton quem teve missão de jogar Verstappen mais para trás. O inglês fez a primeira investida, mas o holandês conseguiu se defender bem, se mantendo em terceiro. Entretanto, pouco depois, não teve jeito. Lewis assumiu a terceira posição e levou o público ao delírio.
Perto do encerramento da prova, a direção de prova anunciou que teria investigação do procedimento de largada após a bandeirada. Os nomes denunciados eram Daniel Riccardo, Guanyu Zhou e Hamilton.
Bandeira quadriculada e Russell foi quem cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Com isso, conquista a primeira colocação do grid de largada da corrida do domingo. Sainz e Hamilton fecham o top-3.
Confira o resultado da corrida Sprint de qualificação em Interlagos:
1) George Russell (Mercedes)
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Max Verstappen (Red Bull)
5) Sergio Pérez (Red Bull)
6) Charles Leclerc (Ferrari)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
10) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
11) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
12) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
13) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
17) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
18) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
Abandonou) Alexander Albon (Williams/Mercedes)