Se a impressão de que a Mercedes precisaria de um acordo com a sorte para vencer uma corrida ainda na temporada 2022 de Fórmula 1, o que aconteceu no GP de São Paulo deste domingo (13) mostrou que a equipe pode estar de volta no seu mais alto nível. Além de uma obra de competência de George Russell, de comprovação do talento de Lewis Hamilton, a equipe alemã mostrou evolução.
Russell largou bem e relargou melhor ainda sempre que necessário. Jamais foi ameaçado por Lewis Hamilton, que chegou em segundo na dobradinha das flecha de prata, ou por Sainz, que completou o pódio, e Sergio Perez, que disputou a corrida na frente, mas recebeu a bandeirada em 7º. Uma exibição categórica do mais novo vencedor da F1.
Confira como foi o GP de São Paulo:
George Russell largou bem e manteve a liderança, seguido por Lewis Hamilton e pelos Red Bull de Max Verstappen e Sergio Perez.
No Laranjinha, Daniel Ricciardo mergulhou para dentro de Kevin Magnussen e ambos abandonaram a corrida, enquanto o Safety Car foi à pista para a retirada dos carros.
Alexander Albon, que tinha largado com pneus duros, aproveitou o safety car e realizou seu pit-stop obrigatório e calçou os médios.
A relargada veio no fim da volta 6. Verstappen tentou por fora de Hamilton no Esse do Senna, ambos ficaram lado a lado, mas se tocaram na saída da curva. Verstappen teve danos maiores, enquanto Hamilton caiu para a sétima posição. O holandês foi aos boxes, trocou o bico do carro, os pneus e retornou à pista.
Lando Norris e Charles Leclerc também ficaram pelo caminho. No Laranjinha, o piloto da McLaren forçou por dentro do monegasco. Leclerc rodou e caiu para a última posição.
Ambos os incidentes foram para a investigação. Verstappen e Norris receberam cinco segundos de penalidades. Pelo rádio, o piloto da Red Bull reclamou. “Por onde eles queriam que eu passasse?”
, disse o bicampeão mundial.
Hamilton começava sua corrida de recuperação. Na volta 9, o britânico ultrapassou Pierre Gasly e assumiu a 6ª posição. No 14º giro, já era o quinto colocado depois de superar Sebastian Vettel. Uma volta depois, foi a vez de usar o DRS e tomar a quarta posição de Norris.
O próximo na “lista” de Hamilton era Carlos Sainz, que estava mais de quatro segundos à sua frente. O espanhol fez uma boa largada e subiu para a 3º depois dos incidentes nas primeiras voltas.
Sainz foi aos boxes na volta 18 e retornou à pista em 12º com pneus macios. Em uma parada muito lenta da Ferrari. Um giro depois, Sainz ultrapassou Alexander Albon e assumiu a 11ª posição.
Russell liderava com tranquilidade na volta 21. Para Perez, a vantagem era de dois segundos, enquanto para Hamilton, terceiro colocado, sete segundos os separavam.
Perez foi aos boxes na volta 24 e retornou na frente do Sainz na sexta posição. Russell parou uma volta depois, e Hamilton assumiu a liderança da corrida. O britânico da Mercedes voltou 11 segundos atrás de seu companheiro de equipe, no 2º posto.
Verstappen parou na mesma volta e aproveitou para pagar a penalidade de cinco segundos.
Alguns giros depois, Hamilton fez sua parada e retornou à pista com os médios na 4ª colocação, atrás de Sainz.
Alonso, que era o quinto colocado, foi aos boxes e retornou em 16º depois de problemas no pit-stop.
Na volta 45, Hamilton usou o DRS para ultrapassar Perez e assumir a segunda posição. Para Russell, ainda restavam 10 segundos de vantágem.
Hamilton fez sua segunda parada na volta 50 e retornou à pista com pneus macios, novamente atrás de Sainz.
Na volta 50, o líder Russell parou pela segunda vez e retornou um segundo à frente de Sainz.
Norris ocupava o 12º lugar quando parou na pista na com problemas em seu MCL36, na volta 55. A bandeira amarela foi mostrada nos setores dois e três, antes do VSC (Virtual Safety Car) ser ativado.
Depois de algumas voltas, a direção de provas optou por enviar o Safety Car ao circuito para a retirada do carro de Norris.
A relargada veio no fim da volta 59. Russell e Hamllton mantiveram as posições, enquanto Perez e Sainz disputaram o 3º ligar. Sainz até que tentou, mas não conseguiu ultrapassar o mexicano.
Na volta 63, Sainz ultrapassou Perez para garantir a última posição no pódio. Na volta seguinte, foi a vez de Leclerc superar o mexicando para assumir a quarta posição, depois de cair para último nos estágios iniciais da corrida.
Perez tinha dificuldades para manter um bom ritmo com o RB18 e foi superado por Alonso também na volta 64. Na sequência a RBR pediu para o mexicano desse passagem para Verstappen tentasse tirar ponto dos rivais e caso não conseguisse, devolveria a posição, o que não fez, gerando uma grande polêmica ao fim da corrida.
Confira o resultado final do GP de São Paulo de F1 2022:
1) George Russell (Mercedes), 71 voltas
2) Lewis Hamilton (Mercedes), +1.529
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), +4.051
4) Charles Leclerc (Ferrari), +8.441
5) Fernando Alonso (Alpine/Renault), +9.561
6) Max Verstappen (Red Bull), +10.056
7) Sergio Pérez (Red Bull), +14.080
8) Esteban Ocon (Alpine/Renault), +18.690
9) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), +22.552
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), +23.552
11) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), +26.183
12) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), +29.325
13) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), +29.899
14) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), +31.867
15) Alexander Albon (Williams/Mercedes), +36.016
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), +37.038
17) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull), +1 volta
OUT) Lando Norris (McLaren/Mercedes), Abandono
OUT) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), Colisão
OUT) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), Colisão