spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Reverendo que intermediou compra de vacina entre Davati e Ministério da Saúde não lembra de reuniões, mensagens e fotos

Em um dos depoimentos mais confusos e explicitamente contraditório na CPI da pandemia, o reverendo Amilton Gomes não explicou como conseguiu o que nenhum grande laboratório conseguiu com o Ministério da Saúde, negociar vacinas contra a Covid-19 com imensa facilidade e rapidez.

Reverendo Amilton de Paula em depoimento à CPI da Covid-19 / Foto: Leopoldo Silva (Agencia Senado)

Fundador da entidade privada com nome de órgão de governo, a Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), o reverendo Amilton intermediou a aproximação da Davati Medical Supply e o Ministério da Saúde para a controversa negociação de 400 mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, que até o momento ninguém provou que existia.

Nessas negociações apareceu o suposto pedido de propina feito pelo diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, de um Dólar por dose. Coincidentemente, ou não, o próprio reverendo Amilton mandou uma proposta para o Ministério da Saúde com o valor de US$ 11, por dose, substituindo o preço exposto pela própria empresa americana de US$ 10.

Por mais de 20 vezes, ao ser questionado, o reverendo disse não se lembrar de reuniões, mensagens e fotos registradas há poucos meses, no primeiro semestre deste ano, permitindo os senadores classificarem o depoimento de “conversa fiada”, e afirmarem que ele mentiu à CPI, chegando a chamá-lo de “estelionatário”.

O reverendo teve, no mínimo, três reuniões no Ministério da Saúde, determinando ele próprio os horários, esteve com membros do alto escalão do Governo Bolsonaro e recebeu o aval do então diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Monteiro Cruz, para negociar a vacina AstraZeneca em nome do governo com a empresa americana Davati.

.ultimas

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques