A PF apreendem 30 kg de maconha durante abordagem na BR-452; Justiça nega liberdade provisória

Glaycon Raniere de Oliveira Fernandes, primo do deputado federal Nikolas Ferreira(PL-MG), foi preso em flagrante por tráfico de drogas na semana passada, em Uberlândia (MG), durante operação da Polícia Federal na BR-452.
Ele conduzia um Toyota Etios prata no momento da abordagem. Os agentes localizaram 30,2 kg de maconha e cerca de 4 gramas de cocaína no porta-malas do veículo.
Segundo a Polícia Federal, Glaycon admitiu que faria o transporte da droga até a cidade de Nova Serrana (MG), sem fornecer informações sobre o destinatário.
Um segundo ocupante do automóvel foi ouvido e liberado. Glaycon foi identificado por meio de consulta a bancos de dados oficiais, pois não portava documentos no momento da abordagem.
Após a detenção, o caso foi encaminhado à Justiça estadual. A defesa do acusado solicitou liberdade provisória, mas o juiz José Roberto Poiani, da Comarca de Uberlândia, decidiu pela conversão da prisão em flagrante para preventiva.
Na decisão, o magistrado argumentou que o volume de entorpecentes apreendidos justificava a manutenção da custódia, mesmo diante do fato de o acusado ser réu primário, possuir residência fixa e vínculo empregatício.
Glaycon está atualmente custodiado no Presídio Professor Jacy de Assis, uma das principais unidades prisionais do Triângulo Mineiro, que abriga tanto presos provisórios quanto condenados.
Ele é filho de Enéas Fernandes, ex-candidato à prefeitura de São Gonçalo do Abaeté e aliado político de Nikolas Ferreira.
O parlamentar apoiou publicamente a candidatura do tio e destinou aproximadamente R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para Nova Serrana entre abril e junho de 2024, município em que Enéas também manteve atuação política.
De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), ainda “em continuidade às investigações, foi representado judicialmente por mandado de busca e apreensão para um imóvel localizado na cidade de Pitangui, onde havia indícios de que mais drogas estariam armazenadas”. Durante as buscas, foram apreendidos maconha, haxixe e crack. No local, uma mulher de 26 anos também foi presa em flagrante por tráfico de drogas, informou a PM.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública confirmou a prisão e informou que Polícia Civil de Minas Gerais segue investigando o caso para apurar possíveis conexões com outras atividades criminosas.
Leia a nota da Polícia Federal sobre a operação:
“A Polícia Federal, com apoio da Delegacia de Repressão Qualificada de Tóxicos de Divinópolis, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (FICCO-MG) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Mato Grosso do Sul (FICCO-MS), apreendeu nesta sexta-feira (23/5) 30 quilos de maconha que estavam no porta-malas de um veículo.
A abordagem ocorreu na saída de Uberlândia, quando dois homens transportavam a droga que tinha como destino a cidade de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
Os dois detidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, um deles foi ouvido e liberado e o outro preso e encaminhado para o sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A FICCO-MG é coordenada pela Polícia Federal e composta pelas polícias Civil (PCMG) Militar (PMMG) e Penal (PPMG).”