Para 65% dos republicanos registrados para votar, Trump é uma espécie de favorecido pelo poder divino e 84% dos eleitores em geral disseram que estão preocupados com atos de violência, outros 5% acham que a violência faz parte da disputa política
O ex-presidente Donald Trump e o presidente Joe Biden aparecem empatados tecnicamente segundo a nova pesquisa presidencial da Ipsos/Reuters divulgada nesta terça-feira (16), a primeira após o atentado contra o ex-mandatário no último sábado (13).
O republicano tem 43%, enquanto o democrata aparece com 41%. O empate considera a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento da Ipsos ouviu 1.202 adultos, incluindo 992 eleitores registrados, entre os dias 14 e 16 de julho. A pesquisa anterior, realizada entre os dias 1º e 2 de julho, mostrava que Trump e Biden apareciam com 40% das intenções de voto cada.
Na pesquisa divulgada agora, Trump oscilou três pontos percentuais para cima, dentro da margem de erro, enquanto Biden oscilou um ponto percentual também para cima.
O levantamento mostra ainda que quatro em cada cinco norte-americanos temem que os Estados Unidos estejam saindo do controle após o atentado contra Trump.
De acordo com a pesquisa:
- 84% dos eleitores disseram que estão preocupados com atos de violência após a eleição;
- 5% disseram ser aceitável alguém cometer violência para conseguir um objetivo político;
- 65% dos republicanos registrados para votar disseram que Trump era favorecido pelo poder divino. Entre os democratas, o índice é de 11%.