spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prefeito Pábio negligencia a alta de casos de dengue ao interromper atendimento de pacientes para realizar evento social com servidores

Em meio a alta no número de casos de dengue na cidade, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), determinou na tarde desta quinta-feira (25) o fechamento das unidades de saúde nos bairros da cidade para convocar os servidores a participar de um evento social, que pegou usuários de surpresa.

Pacientes buscam a Unidade de saúde do Jardim Oriente, que esteve fechada na tarde desta quinta-feira (25) para que servidores participassem de evento social da prefeitura

O caso chama a atenção devido o momento de alta procura de atendimento nas unidades de saúde, causado pela explosão do número de casos de dengue na cidade que, segundo testemunhos, poderia ser evitado, em partes, com campanhas e ações de prevenção.

"Na internet ele (o prefeito Pábio) agora mostra preocupação com a dengue, mas a verdade é muito diferente da propaganda, a gente não tinha nenhuma campanha até agora", disse uma profissional da saúde que pediu anonimato e reclamou da “convocação” para o evento. "Não podia ser a noite, no fim de semana?", indagou ela.

A atividade festiva, realizada no meio de um dia útil, que interrompeu o atendimento à saúde em todos os bairros da cidade foi anunciada discretamente e internamente na categoria como um evento de reconhecimento dos “Melhores do Ano” de 2023, porém servidores alegam que os discursos teriam tudo para ser políticos, não fosse a presença da imprensa.

Evento ‘Os Melhores do Ano’ da Secretaria de Saúde de Valparaíso realizado no dia 25 de janeiro de 2024 que fechou as unidades de atendimento a pacientes nos bairros da cidade / Foto: Reprodução (Linice Moreira – Prefeitura de Valparaíso de Goiás)

"O secretário de obras (infraestrutura) aqui mostra tudo. Ele não tem nada a ver com a saúde, tem uma cidade cheia de buracos para resolver e estava aqui. A única coisa que poderia contar é que ele é um (pré) candidato do prefeito. Se você (imprensa) não estivesse aqui, não duvido nada que ele pegaria o microfone", disse um enfermeiro que pediu para não ser identificado e completou:

"Na véspera da eleição passada, a gente tem memória, num encontro assim disseram para os contratos o assunto foi renovação dos contratos se ele ficasse."

O líder comunitário do bairro Ypiranga, Romério, que flagrou o fechamento da unidade de saúde de sua região, também entendeu a reunião como política.

UBS do Ypiranga

Vídeos registraram unidades de saúde fechadas em vários bairros da cidade, em alguns casos, com com pacientes nas portas, que perderam a viagem na busca de atendimento.

UBS da Etapa B do Valparaíso I
UBS da Vila Guaíra
UBS do Araruama
UBS do Santa Rita
UBS do Ipanema
UBS do Valparaíso II
PSF da Primeira Etapa do Jardim Céu Azul
UBS da 2ª Etapa do Jardim Céu Azul
UBS da Morada Nobre
UBS da 3ª Etapa do Jardim Céu Azul
UBS do Cruzeiro do Sul
UBS do Parque São Bernardo
UBS do Esplanada II

A assessoria de comunicação e a secretaria de saúde da Prefeitura de Valparaíso de Goiás foram questionadas sobre a necessidade de fechamento das unidades para a realização do evento em horário da atendimento, além das suspeitas de falta de ações preventivas contra a dengue e a suposta intenção de fazer política pré-eleitoral durante o evento, mas não responderam ao Jornal.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques