A pré-candidatura da primeira-dama novo-gamense à Assembleia Legislativa de Goiás vem ganhando protagonismo no cenário político do Entorno do Distrito Federal e em outras regiões do estado

Com forte base local e apoio de lideranças regionais, Joscilene Mangão desponta como um nome competitivo para as eleições 2026, de olho em uma das 41 cadeiras do Legislativo Estadual.
Joscilene, que exerce o cargo de secretária de Promoção Social e Cidadania de Novo Gama, desde o primeiro mandato do prefeito Carlinhos do Mangão (PL), é considerada peça importante da gestão reeleita com quase 80% dos votos em 2024, consolidando sua força política e presença junto à população com a execução de políticas públicas sociais efetivas e eficientes.
Como exemplo dessa capacidade de gestão nata, que chama a atenção do meio, ainda no início da carreira política administrativa, durante a pandemia da Covid-19, Joscilene criou o Cartão de Auxílio Municipal Emergencial “AME”, de transferência de renda para moradores socialmente afetados, iniciativa única da região, totalmente financiada com recursos do município que tinha o menor orçamento entre as cidades vizinhas.
Capilaridade e apoio
Segundo os bastidores da política estadual, essa e outras credenciais atraíram para Joscilene o apoio, por exemplo, dos diretórios do PRD de Valparaíso e Cidade Ocidental, além de Novo Gama, se juntando a lideranças regionais como o ex-vereador e ex-candidato a prefeito valparaisense, Zé Antônio (PL), que em 2024 obteve mais de 13 mil votos, o vice-prefeito de Cidade Ocidental, Rony Gás (PRD) e os vereadores, também ocidentalenses, Del Mota (PL) e Afonso Baiano (PODE).
Mais distante, a pré-candidatura de Joscilene Mangão ao cargo de deputada estadual de Goiás já ganhou o apoio de três vereadores em Cocalzinho, vereadores, suplentes e ex-vereadores em Padre Bernardo e Cristalina, além dos suplentes da Câmara Municipal de Goiânia Carlin Café (Cidadania) e Valdery Júnior (PRD). O suplente em Aparecida de Goiânia, Tiago Vale (PRD), também faz parte dessa base aliada.
A primeira-dama novo-gamense também goza da confiança do governador Ronaldo Caiado (UB) e do seu vice e pré-candidato a governador, Daniel Vilela (MDB). Ambos testemunharam organização política eleitoral de Joscilene quando ela assumiu a presidência municipal do MDB durante as eleições de 2024 e elegeu três vereadores na sua primeira atuação como dirigente partidária, formando a segunda maior bancada da Câmara, atrás apenas do PL, partido do prefeito.
Estrutura política e alternativas partidárias
A decisão de estruturar sua pré-candidatura surgiu de um consenso dentro do grupo político que sustenta a gestão municipal do prefeito Carlinho do Mangão. Inicialmente Joscilene deixou a direção municipal do MDB para obter maior liberdade de negociação com outras legendas, em um movimento estratégico para ampliar sua competitividade eleitoral na disputa pela Alego. Agora o entorno da pré-candidata visualiza as melhores opções partidária, com capacidade de construir uma nominata que potencialize suas chances de vitória.
Projeção da Região do Entorno na política estadual
Com um discurso voltado à representação dos interesses do Entorno no Legislativo Estadual, região que concentra cerca de 1,4 milhão de habitantes e um eleitorado cada vez mais politizado, Joscilene tem articulado encontros com lideranças partidárias e comunitárias para ampliar seu alcance político e construir bases de apoio que ultrapassem os limites da sua própria candidatura virtual, dando a si própria importância para candidaturas de deputados federais, senadores e governador.








